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Title in Portuguese: Tecnologias digitais e o desenvolvimento da tomada de decisão na contabilidade: a importância das metodologias ativas na aprendizagem da Administração Financeira
Author: Siqueira, Liliane Maria Ramalho de Castro
Advisor(s): Castro Filho, José Aires de
Keywords: Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Engajamento
Tomada de decisão
Issue Date: 2021
Citation: SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. Tecnologias digitais e o desenvolvimento da tomada de decisão na contabilidade: a importância das metodologias ativas na aprendizagem da Administração Financeira. Orientador: José Aires de Castro Filho. 2021. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Portuguese: As práticas docentes do Ensino Superior devem ser centralizadas na utilização de atividades que proporcionem reflexões acerca da efetividade da aprendizagem dos conteúdos discutidos. No curso de Ciências Contábeis, essa compreensão se torna ainda mais necessária, considerando que as habilidades demandadas pelo futuro exercício da profissão estão relacionadas à tomada de decisão. As metodologias ativas com apoio das tecnologias digitais possibilitam transformações educacionais no desenvolvimento de práticas contemporâneas, com suporte na inserção desses recursos em atividades curriculares. Estas ferramentas possibilitam a interação nas atividades em grupo, na troca de ideias e opiniões; ou para a pesquisa de outras realidades. Dessa maneira, este estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento da habilidade para tomada de decisão dos discentes da disciplina Administração Financeira, do curso de Contabilidade na Universidade Federal do Ceará (UFC), desde a implementação das metodologias ativas apoiadas em tecnologias digitais. Esta pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal do Ceará, no curso de Contabilidade, disciplina Administração Financeira. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com caráter interpretativo. A pesquisa-ação envolveu observação participante, e, como instrumentos de coleta de dados, vídeos e diários de campo. As atividades planejadas envolveram as disciplinas curriculares, o uso das tecnologias e alguns recursos da Internet, além de tarefas que promoveram a participação, atuação e autoria dos alunos. Os resultados foram analisados de acordo com uma macrocategoria, seis categorias e subcategorias no momento da análise dos dados. Considerou-se a tomada de decisão como uma unidade análise, visto que ela permeou o desenvolvimento de todas as categorias. Na primeira categoria – Metodologias – foi detalhado o modo como as práticas docentes e a participação dos alunos contribuíram para o desenvolvimento das habilidades para tomada de decisão. A segunda categoria – Reflexão na Ação – envolveu a identificação das problemáticas pelos alunos, além do desenvolvimento das estratégias. Na categoria seguinte – Trocas de experiências e conhecimentos – foram detalhados o uso da tecnologia pelos alunos e as contribuições desse recurso para os processos de ensino e aprendizagem. Na quarta categoria – Engajamento – foram discutidas a interação dos alunos, e a interação de professora e alunos no desenvolvimento das habilidades para tomada de decisão. A categoria seguinte – Domínio de conteúdo– caracterizou-se pelas revisões, avaliações e compartilhamento das atividades e produtos, considerando a ampliação dos conhecimentos da professora e dos alunos. A última – Desenvolvimento das habilidades discentes– trouxe reflexões acerca de habilidades como senso de responsabilidade, autonomia, criticidade, além da inovação e da criatividade. Os resultados destacaram momentos em que as transformações nas práticas docentes com a implementação de metodologias ativas apoiadas às tecnologias digitais, aliados às relações e interações da professora com os alunos, promovem e facilitam o desenvolvimento de habilidades para tomada de decisão, acarretando aprendizagem e promovendo atuações de autoria dos alunos nos processos educacionais.
Abstract: Teaching practices in Higher Education should be centered on the use of activities that provide reflections on the effectiveness of learning the contents discussed. In the Accounting course, this understanding becomes even more necessary, considering that the skills required by the future exercise of the profession are related to decision making. Active methodologies supported by digital technologies enable educational transformations in the development of contemporary practices, based on the inclusion of these resources in curricular activities. These tools enable interaction in group activities, exchange of ideas and opinions; or for researching other realities. Thus, this study aims to analyze the development of decision-making skills of students in the financial administration discipline of the Accounting course at the Federal University of Ceará (UFC) from the implementation of active methodologies supported by digital technologies. This research was developed at the Federal University of Ceará in the Accounting course in the Financial Administration discipline. Qualitative methodology was used, with an interpretative character. The action research involved participant observation, and, as data collection instruments, videos and field diaries. The planned activities involved curricular subjects, the use of technologies and some Internet resources, in addition to tasks that promoted the participation, performance and authorship of students. The results were analyzed according to a macrocategory, six categories and subcategories at the time of data analysis. Decision making was considered as a unit of analysis, as it permeated the development of all categories. The first category – Methodologies – detailed how teaching practices and student participation contributed to the development of decision-making skills. The second category – Reflection in Action – involved the identification of problems by the students, in addition to the development of strategies. In the next category – Exchanges of experiences and knowledge – the use of technology by students and the contributions of this resource to the teaching and learning processes were detailed. In the fourth category – Engagement – the interaction between students and the interaction between teacher and students in the development of decisionmaking skills were discussed. The next category – Content domain – was characterized by reviews, assessments and sharing of activities and products, considering the expansion of knowledge of the teacher and students. The last category – Development of student skills – brought reflections on skills such as a sense of responsibility, autonomy, criticality, in addition to innovation and creativity. The results highlighted moments in which the transformations in teaching practices with the implementation of active methodologies supported by digital technologies, combined with the relationships and interactions between teacher and students, promote and facilitate the development of decision-making skills, leading to learning and promoting actions and authorship postures of students in educational processes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59759
metadata.dc.type: Tese
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