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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5967
Tipo: | Dissertação |
Título: | A influência do Programa de Educação Fiscal no comportamento dos alunos do Ensino Médio: o caso das escolas Liceu de Acaraú e Maria Luiza Barros de Itarema-CE |
Título em inglês: | The influence of the Education Program in fiscal behavior of high school students: the case of schools Lyceum Acaraú and Maria Luiza Barros de Itarema-CE |
Autor(es): | Santiago, Maria Inês Cochrane |
Orientador: | Almeida, Paulo César de |
Palavras-chave: | Public Policy and Citizenship;Social Control;Fiscal Education;Cidadania e Educação;Politica Fiscal - Brasil;Política Tributária – Brasil;Politica Monetária – Educação – Brasil |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | SANTIAGO, Maria Inês Cochrane. A influência do Programa de Educação Fiscal no comportamento dos alunos do Ensino Médio: o caso das escolas Liceu de Acaraú e Maria Luiza Barros de Itarema-CE. 2010. 92f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2010. |
Resumo: | Esta pesquisa procurou analisar o contexto do surgimento do Programa de Educação Fiscal com foco nas mudanças decorrentes da Reforma do Estado. Observou-se como o Programa é uma parte integrante de uma necessidade de mudança sócio-cultural e de mudança na relação entre Estado e sociedade. Isto parece advir com a Constituição de 1988 e com a forte influência de crises econômicas e mudanças a nível internacional. O objetivo deste trabalho é avaliar em que medida o Programa de Educação Fiscal no Estado do Ceará conscientiza os alunos do ensino Médio sobre a relevância dos tributos. Neste sentido, buscou-se compreender como os alunos encaram determinados temas ligados a discussão sobre os impostos, ou de que forma estão sendo conscientizados da importância do exercício da cidadania por meio da participação na fiscalização dos gastos públicos com recursos oriundos da receita de impostos. Tal procedimento justifica-se pelo fato de a avaliação de programas abranger não apenas o discurso oficial daqueles que o administram, mas também como os sujeitos são afetados ou encaram essas iniciativas oficiais. Os resultados obtidos mostram que existem diferenças relevantes de opinião dos alunos quanto à visão da importância dos tributos, na medida em que se observou uma escola onde o Programa de Educação Fiscal está implementado e outra onde o Programa ainda não foi instituído. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5967 |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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