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Title in Portuguese: A Reforma do Ensino Médio e a Formação dos Trabalhadores: a ideologia da empregabilidade
Author: Cardozo, Maria José Pires Barros
Advisor(s): Arrais Neto, Enéas de Araújo
Keywords: Educaçao
Crise do Capital
Reforma Educacional
Ensino Médio
Competências
Empregabilidade
Reforma do Ensino - Brasil
Reforma do Ensino - Maranhão
Ensino Médio - Brasil
Ensino Médio - Maranhão
Educação e Estado - Brasil
Educação e Estado - Maranhão
Ensino Profissional - Brasil
Ensino profissional - Maranhão
Trabalhadores - Educação - Brasil
Trabalhadores - Educação - Maranhão
Issue Date: 2007
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: CARDOZO, Maria José Pires Barros. A reforma do ensino médio e a formação dos trabalhadores: a ideologia da empregabilidade. 2007. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2007.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho parte do entendimento de que não se pode compreender a educação sem inseri-la no contexto em que ela se desenvolve, notadamente nos movimentos contraditórios e nas lutas que surgem entre as classes e frações de classes. Portanto, este estudo sobre a reforma do ensino médio brasileiro, situa-se no contexto da atual crise do capital, num momento em que a chamada acumulação flexível vem provocando mudanças significativas no emprego, no mercado de trabalho, nas formas de representação sindical e política dos trabalhadores e nos perfis de qualificação/formação dos trabalhadores. Para análise desta reforma, organizamos nossa exposição em quatro eixos: o processo histórico do desenvolvimento do modo de produção capitalista e suas implicações para a educação dos trabalhadores; a atual crise do capital, a emergência da produção flexível e o papel dos organismos internacionais na condução do programa de ajuste estrutural do Estado brasileiro e na reforma da educação; a perspectiva mistificadora da reestruturação produtiva e do avanço tecnológico apresentada pelos reformadores do ensino médio como determinante das políticas educacionais e a defesa das pedagogias das competências e da empregabilidade como saídas ao desemprego estrutural; e as possibilidades, limites, perspectivas e riscos da efetivação de propostas Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, a partir da concepção de escola unitária defendida por Gramsci e por estudiosos que acreditam na centralidade dialética do trabalho como princípio educativo e que lutam por uma educação que contribua para a construção de uma nova ordem social que supere a lógica capitalista. Inferimos que a reforma do ensino médio procura formar um novo trabalhador, com competências que atendam às demandas do mercado e às novas formas de sociabilidade que caracterizam a sociedade capitalista contemporânea
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5957
metadata.dc.type: Tese
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