Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58474
Title in Portuguese: A utilização de play along como ferramenta auditiva para o ensino e aprendizagem de trompete em contexto coletivo
Author: Soares, Washington de Sousa
Advisor(s): Nascimento, Marco Antônio Toledo
Keywords: Ensino e aprendizagem
Ensino Coletivo de Instrumento Musical(ECIM)
Playback
Trompete
Play along
Issue Date: 2021
Citation: SOARES, Washington de Sousa. A utilização de play along como ferramenta auditiva para o ensino e aprendizagem de trompete em contexto coletivo. Orientador: Marco Antônio Toledo Nascimento. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Portuguese: O objetivo geral desta pesquisa é avaliar quais os efeitos que a utilização de play along proporcionou no desenvolvimento da sonoridade de uma turma de trompetistas iniciantes na disciplina de Instrumento Complementar I – Sopros do curso de Música – Licenciatura – da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Sobral. Para o desenvolvimento da pesquisa, elegemos os seguintes objetivos específicos: (1) Descrever as concepções que autores da educação musical têm sobre o ensino coletivo de instrumento musical no Brasil; (2) Averiguar quais as concepções que autores que tratam sobre o ensino coletivo de instrumento musical têm sobre a utilização de play along e playback no ensino e na aprendizagem de instrumentos; (3) Desenvolver e produzir um conjunto de exercícios técnicos de notas longas, que serão acompanhados por áudios em formato de play alongs, para que professores possam utilizá-los em suas aulas e estudantes iniciantes no instrumento possam desenvolver sua sonoridade; (4) Investigar o desenvolvimento da sonoridade de trompetistas iniciantes após utilizarem play alongs na disciplina Instrumento Complementar I – Sopros do curso de Música – Licenciatura – da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Sobral. Utilizamos as orientações metodológicas da pesquisa exploratória segundo os preceitos de Prodanov e Freitas (2013). O trabalho foi divido em quatro etapas. Na primeira etapa, empreendemos uma revisão de literatura; já na segunda etapa, compomos exercícios técnicos de notas longas que foram utilizados em nossa participação na referida disciplina; na terceira etapa, por sua vez, realizamos uma pesquisa exploratória com os estudantes da disciplina e na quarta etapa analisamos os dados obtidos. Consideramos que a utilização de play along como ferramenta auditiva para o ensino e aprendizagem de trompete em contexto coletivo trouxe diversos benefícios para a turma de trompetistas iniciantes e constatamos que os estudantes conseguiram desenvolver habilidades técnicas, auditivas e rítmicas.
Abstract in Spanish: The general objective of this research is to evaluate the effects that the use of play along provided in the development of the sound of a group of trumpeters beginning in the discipline of Complementary Instrument I - Winds of the music course - degree - from the Federal University of Ceará (UFC) - Sobral Campus. For the development of the research, we chose the following specific objectives: (1) Describe what conceptions that musical education authors have about the collective teaching of musical instruments in Brazil; (2) To investigate what conceptions that authors who deal with the collective teaching of musical instruments have on the use of play along and playback in the teaching and learning of instruments; (3) Develop and produce a set of technical exercises with long notes, which will be accompanied by audios in the format of play alongs, so that teachers can use them in their classes and students who are new to the instrument can develop their sound. (4) Investigate the development of the sound of beginning trumpeters after using play alongs in the discipline Complementary Instrument I - Winds of the music course - degree - from the Federal University of Ceará (UFC) - Campus de Sobral. We used the methodological guidelines of exploratory research according to the precepts of Prodanov and Freitas (2013). The work was divided into four stages. In the first stage we performed a literature review, in the second stage we compose technical exercises with long notes that were used in our participation in that discipline, in the third stage we conducted an exploratory research with the students of that discipline and in the fourth stage we analyzed the data obtained. We believe that the use of play along as an auditory tool for teaching and learning the trumpet in a collective context brought several benefits to the group of beginning trumpeters and we found that the students were able to develop technical, auditory and rhythmic skills.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58474
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_dis_wssoares.pdf3,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.