Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57639
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio. |
Autor(es): | Rabelo, Jean Carlos Gomes |
Orientador: | Almeida, Carlos Alberto Santos de |
Palavras-chave: | Ensino de Física;Jogo de tabuleiro;Cinemática;Physics teaching;Board game;Kinematics |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | RABELO, J. C. G. O uso do jogo “física em movimento” como objeto de aprendizagem didático-integradora do ensino de física para as turmas de 1a série do ensino médio. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo disponibilizar uma forma alternativa de aliar o conhecimento à prática do ensino de Fisica, como uma estratégia de aumentar o interesse e a receptividade desta matéria, por vezes tão criticada pelos alunos, como sendo, a Física, uma disciplina monótona e de pouca atratividade e interesse, em razão da dificuldade de sua interação prática. A partir de uma enquete com os alunos da 1a série do ensino médio da EEEP Juarez Távora, restou verificada a necessidade de agregar novas metodologias de ensino, a fim de que o aluno pudesse, além de se sentir mais motivado, interagir mais com a disciplina de Física. Em razão disso, foi criado o jogo de tabuleiro “FÍSICA EM MOVIMENTO”, que tem como finalidade apresentar aos alunos uma ferramenta atual atrelada ao recurso de gamificação, a fim de despertar um maior interesse em interagir com a disciplina. O jogo de tabuleiro “FÍSICA EM MOVIMENTO” possui alguns recursos de curiosidades e interação aplicados ao conteúdo de cinemática, bem como algumas recompensas, a fim de fazer com que o aluno se sinta desafiado, fazendo parte de um jogo divertido e interativo, acabando por alcançar uma maior performance de aprendizagem do ensino de Física. |
Abstract: | This dissertation aimed to provide an alternative way to combine knowledge with the practice of teaching Physics, as a way to increase the interest and receptivity of this subject, sometimes so criticized by students, as being, Physics, a monotonous and of little attractiveness and interest, due to the difficulty of their practical interaction. From a poll with EEEP high school students Juarez Távora, the need to add new teaching methodologies was verified, so that the student could, in addition to feeling more motivated, interact more with the discipline of Physics.As a result, the board game “PHYSICS IN MOVEMENT” was created, which aims to present students with a current tool linked to the gamification feature, in order to arouse a greater interest in interacting with the discipline. The board game “PHYSICS IN MOVEMENT”, has some curiosity and interaction resources applied to the kinematics content, as well as some rewards, in order to make the student feel challenged, being part of a fun and interactive game, ending for achieving a higher learning performance in the teaching of Physics. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57639 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_jcgrabelo.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.