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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dos impactos acadêmicos do REUNI nos cursos de graduação do Instituto de Cultura e Arte da UFC na experiência dos gestores
Autor(es): Souza, João Paulo Bastos Moreira de
Orientador: Romero, Julio Alfredo Racchumi
Palavras-chave: Avaliação de políticas públicas;Reuni;Universidade
Data do documento: 2020
Citação: SOUZA, João Paulo Bastos Moreira de. Avaliação dos impactos acadêmicos do REUNI nos cursos de graduação do Instituto de Cultura e Arte da UFC na experiência dos gestores. Orientador: Julio Alfredo Racchumi Romero. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Governo Federal, em 24 de abril de 2007, criou o Plano de Desenvolvimento da Educação e com ele o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Considerando que o Reuni teve amplas implicações na educação superior no Brasil, este trabalho tem como objetivo avaliar os impactos acadêmicos da qualidade do ensino oriundos da adesão e implementação do Reuni na Universidade Federal do Ceará, a partir da percepção e experiência dos gestores. Foram escolhidos especificamente os cursos de graduação em Comunicação Social (habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Estilismo e Moda, Educação Musical e Filosofia, que formaram o Instituto de Cultura e Arte da UFC. O Reuni trouxe metas que foram pactuadas entre o MEC e as universidades. Em função dos objetivos do trabalho, este estudo propõe avaliar esta política pública educacional através de um apanhado histórico, da contextualização de políticas públicas voltadas à educação e as circunstâncias de implementação do Reuni. Para tanto, a perspectiva de avaliação empregada no estudo refere-se à concepção pós-construtivista de Lejano (2012), que utiliza uma avaliação experiencial objetivando atingir um nível elevado das respostas de nossos questionamentos. Foi elaborado um estudo de caso dos cursos de graduação que foram mencionados anteriormente. O percurso metodológico contou com a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o auxílio de dados quantitativos. Foram realizados procedimentos de pesquisas de levantamento documental e bibliográfico e uma pesquisa de campo com a coleta de dados proveniente de entrevistas semiestruturadas junto aos gestores do ICA, desenhando sua trajetória institucional e constatando quais impactos efetivamente ocorreram, através de uma metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Com a adesão e implementação do Reuni, os cursos objetos deste estudo passaram por uma readequação em suas estruturas físicas e administrativas. Foram cumpridas metas como o aumento do número de vagas de ingresso, a redução das taxas de evasão e a ocupação de vagas ociosas. Houve uma reestruturação acadêmico-curricular em cada curso e foram implementadas políticas de inclusão, de assistência ao estudante e de mobilidade estudantil. Concluímos que a avaliação institucional junto com o cumprimento dessas metas, contribuiu significativamente para a elevação na qualidade do ensino nos referidos cursos.
Abstract: On April 24, 2007, the Federal Government created the Education Development Plan and with it the Support Program for Federal University Restructuring and Expansion Plans (Reuni). Considering that Reuni had broad implications for higher education in Brazil, this study aims to assess the academic impacts of the quality of education arising from the adhesion and implementation of Reuni at the Federal University of Ceará, based on the perception and experience of managers. Graduation courses in Social Communication (qualifications in Journalism and Advertising and Propaganda), Stylism and Fashion, Music Education and Philosophy, which formed the UFC Institute of Culture and Art, were specifically chosen. Reuni brought goals that were agreed between MEC and universities. Depending on the objectives of the work, this study proposes to evaluate this public educational policy through a historical overview, the contextualization of public policies aimed at education and the circumstances of implementation of Reuni. For that, the evaluation perspective used in the study refers to the post-constructivist conception of Lejano (2012), which uses an experiential evaluation aiming to reach a high level of the answers to our questions. A case study of the undergraduate courses mentioned above was prepared. The methodological path included a qualitative research, with the help of quantitative data. Research procedures for documentary and bibliographic surveys and field research were carried out with the collection of data from semi-structured interviews with ICA managers, drawing their institutional trajectory and verifying what impacts actually occurred, through a Content Analysis methodology of Bardin (2011). With the joining and implementation of Reuni, the courses object of this study went through a readjustment in their physical and administrative structures. Goals were met, such as increasing the number of admission slots, reducing dropout rates and filling vacant vacancies. There was an academic-curricular restructuring in each course and policies for inclusion, student assistance and student mobility were implemented. We conclude that the institutional evaluation together with the fulfillment of these goals, contributed significantly to the increase in the quality of teaching in the referred courses
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57505
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