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Tipo: Resumo
Título: Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza
Autor(es): Bezerra, Joao Paulo da Silva
Gondim, Georgia de Melo Castro
Venâncio, Fernanda Lima
Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque
Simão, Amanda Lima
Pinheiro, Fabiane Elpidio de Sa
Palavras-chave: Percepção visual em crianças;Cognição em crianças;Capacidade motora em crianças;Desenvolvimento infantil
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BEZERRA, Joao Paulo da Silva; GONDIM, Georgia de Melo Castro; VENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; SIMÃO, Amanda Lima; PINHEIRO, Fabiane Elpidio de Sa. Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Avaliação Funcional Visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil- n°:QC00.2000.PG.1404). INTRODUÇÃO: A avaliação funcional visual apresenta aspectos que mensuram a competência visual e sua relação com a cognição e motricidade. OBJETIVO: Detectar possíveis alterações funcionais visuais de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza. METODOLOGIA: O local do estudo foi a Creche Aprisco, instituição filantrópica de Fortaleza. Critérios de inclusão: Crianças de 1 a 3 anos assistidas pela Creche. Critérios de exclusão: Crianças que não completaram o instrumento de avaliação, que possuíam outras comorbidades ou que não respondiam bem à presença dos avaliadores. O instrumento utilizado foi uma Ficha de Avaliação Funcional Visual, sendo avaliados os aspectos: respostas palpebrais, localização visual, reconhecimento, coordenação viso-motora, relações espaciais, imitação e reprodução. RESULTADOS: Das 28 crianças avaliadas, 6 foram excluídas. Das 22 restantes, 12 não apresentaram deficiências e 10 apresentaram alterações, sendo 3 com deficiência em reconhecimento, 5 em reprodução, 4 em imitação, 1 em localização visual, 3 em relações espaciais, 1 em resposta palpebral e 1 em coordenação viso-motora. DISCUSSÃO: Os resultados apontam que foram as áreas relacionadas ao desenvolvimento cognitivo que apresentaram mais casos de alterações. Considera-se importante para o acompanhamento de crianças na primeiríssima infância a utilização de instrumentos que possam atender integralmente as competências sensoriais, motoras e cognitivas. CONCLUSÃO: Segundo os achados observou-se que, as categorias que determinavam avaliar especificamente as funções visuais não foram significativas e que há necessidade de complementar com outros instrumentos de avaliação o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois ele é construído da assimilação das informações advindos do meio
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57358
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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