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Tipo: Dissertação
Título: Um estudo sobre a participação na avaliação de ações humanitárias: entre concepções e práticas
Título em inglês: A study on participation in the evaluation of humanitarian actions: between conceptions and practices
Autor(es): Morais, Regislany de Sousa
Orientador: Gussi, Alcides Fernando
Palavras-chave: Ação humanitária;Avaliação;Participação
Data do documento: 2020
Citação: MORAIS, Regislany de Sousa. Um estudo sobre a participação na avaliação de ações humanitárias: entre concepções e práticas. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Nos últimos anos, as crises humanitárias têm se tornado cada vez mais multifatoriais, decorrentes de um conjunto de fatores sobrepostos como o crescimento demográfico, problemas econômicos, catástrofes naturais e tecnológicas, conflitos, mudanças climáticas, entre outros, e de perdurarem em um longo espectro temporal. Essas crises demandam do sistema humanitário o desafio de estruturar respostas sustentáveis em longo prazo que primem pelo fortalecimento das capacidades locais. Com o discurso cada vez mais presente de colocar comunidade e pessoas afetadas no centro das respostas humanitárias, sobretudo na ideia de prestar contas a elas (accountability), o sistema humanitário, contudo, vem assumindo oficialmente compromissos para a melhoria da qualidade e da aprendizagem na ação humanitária. Como decorrência, as ações humanitárias vêm assumindo a participação como uma ideia que percorre o desenho, planejamento e implementação de uma resposta humanitária. Mas o que se entende por participação nos documentos de referência para o sistema humanitário? Como possibilitar a participação de comunidade e pessoas afetadas por crises humanitárias, especificamente na avaliação de uma resposta humanitária? Baseada nessas perguntas iniciais, esta dissertação realiza um estudo analítico sobre o compromisso da ação humanitária de conduzir, no cerne da avaliação da ação humanitária, a participação de comunidades e pessoas afetadas por crises humanitárias. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, realizado por meio de um estudo bibliográfico sobre ação humanitária e um estudo documental de dois documentos escolhidos para a compreensão da relação entre avaliação de ações humanitárias e participação: o Guia de Evaluación de la Accion Humanitaria (ALNAP) e a Norma Humanitária Essencial (CHS). Também foi realizado um estudo analítico de duas práticas avaliativas: o curso “Introduction to Evaluating Humanitarian Action”, ofertado pela iniciativa Eval Partners, e o relatório de avaliação final participativa, encomendado pela Cruz Vermelha Equatoriana em parceria com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. No que concerne à interpretação dos dados obtidos, esta pesquisa trabalhou com a análise documental proposta por Cellard (2010) e com as categorias analíticas de Gussi (2019). Como resultados, pude identificar que as avaliações de ações humanitárias reproduzem a perspectiva técnico-formal nos marcos das avaliações de desenvolvimento difundidos pela OCDE/CAD e que a ideia de participação indicada nos compromissos humanitários não é a mesma que se identifica efetivamente nas práticas avaliativas analisadas. Com base nisso, as conclusões deste estudo são encaminhadas na forma de recomendações as quais sugerem que o debate em torno da participação apresente um potencial singular para o avanço da avaliação de ações humanitárias a partir de outras perspectivas avaliativas.
Abstract: In recent years, humanitarian crises have become increasingly multifactorial, resulting from a set of overlapping factors such as demographic growth, economic problems, natural and technological disasters, conflicts, climate change, among others, and of lasting over a long time. These crises demand from the humanitarian system the challenge of structuring sustainable responses in the long term and that focus on strengthening local capacities.With the increasingly present discourse of placing community and affected people at the center of humanitarian responses, especially in the idea of accountability to them, the humanitarian system, however, has been officially making commitments to improve quality and learning in humanitarian action. As a result of this, humanitarian actions have assumed participation as an idea that runs through the design, planning and implementation of a humanitarian response. But what is meant by participation in reference documents for the humanitarian system? How to enable the participation of communities and people affected by humanitarian crises, specifically in the assessment of a humanitarian response? Based on these initial questions, this dissertation carries out an analytical study on the appointment of humanitarian action to drive at the heart of the evaluation of humanitarian action, the participation of communities and people affected by humanitarian crises. It is a qualitative study, exploratory and descriptive, carried out through a bibliographic study on Humanitarian Action and a documentary study of two documents chosen to understand the relationship between Evaluation of humanitarian actions and Participation: the Guide to Evaluación de la Accion Humanitaria (ALNAP) and Essential Humanitarian Standard (CHS). An analytical study of two evaluative practices was also carried out: the “Introduction to Evaluating Humanitarian Action” course, offered by the Eval Partners initiative, and the participatory evaluation final report, commissioned out by Red Cross Equatoriana in partnership with the International Federation of the Red Cross and the Red Crescent. Regarding the interpretation of the data obtained, this research worked with the documentary analysis proposed by Cellard (2010) and with the analytical categories of Gussi (2019). As a result, I was able to identify that Humanitarian Action Assessments reproduce the technical-formal perspective, within the framework of development assessments disseminated by the OECD / DAC, and that the idea of participation, indicated in humanitarian commitments, is not the same as that which is effectively identified in the evaluative practices analyzed. Based on this, the conclusions of this study are forwarded in the form of recommendations which suggest that the debate around participation presents a unique potential for advancing the evaluation of humanitarian actions from other evaluative perspectives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56941
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