Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56437
Tipo: Resumo
Título: Intervenções artísticas: contribuições do psicodrama
Autor(es): Pontes, Francisca Aline Pereira
Carneiro, Rhebecca Araujo
Nascimento, Kildare Lima Braga do
Silva Neto, Luis Pereira da
Monteiro, Suyane Bandeira Costa
Oliveira, Susana Kramer de Mesquita
Palavras-chave: Psicodrama;Saúde mental;Psicologia e arte
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: PONTES, Francisca Aline Pereira; CARNEIRO, Rhebecca Araujo; NASCIMENTO, Kildare Lima Braga do; SILVA NETO, Luis Pereira da; MONTEIRO, Suyane Bandeira Costa; OLIVEIRA, Susana Kramer de Mesquita. Intervenções artísticas: contribuições do psicodrama. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI), vinculado ao Departamento de Psicologia tem desenvolvido diversas articulações teórico-práticas na formulação de respostas competentes às demandas em saúde mental. A arte tem sido, na contemporaneidade, uma das mais fortes expressões do homem, e não somente isso, mas pode ser considerado um ato humano que o constitui, à medida em que demarca e revela o homem entre o real e a fantasia, e viabiliza sua expressão espontânea e suas criações pessoais. Como a Arte pode incrementar processos psicológicos de promoção de saúde? Vários integrantes do L’ABRI têm desenvolvido atividades artísticas. O presente trabalho pretende viabilizar a articulação reflexiva e criativa entre Psicologia e Arte. Objetivamente, o projeto pretende: Fomentar uma perspectiva de aproximação à subjetividade no que tange as possibilidades de manifestação artística; criar espaços onde se possam conceber vínculos interpessoais, de modo que se compreenda democraticamente o campus universitário, evocando o sentido de pertença ao lócus da universidade, pela comunidade e transeuntes, possibilitar uma maior sensibilização às artes, como caminho de encontro entre espontaneidade e alteridade, e, consequentemente, à promoção de saúde. Para tanto, o projeto desenvolveu atividades denominadas Finais de Tarde com Psicodrama, acreditando que o psicodrama se constitui como uma rica ferramenta do saber psicológico, o projeto visa oferecer aos participantes um contato inicial com a temática, promovendo uma formação mais rica e mais completa destes. Ressalta-se a importância do jogo dramático como ferramenta capaz de relacionar fantasias e a realidade subjetiva do indivíduo, possibilitando-o transitar entre essas dimensões de forma espontânea e autentica, através de recursos artísticos e lúdicos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56437
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fappontes.pdf71,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.