Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55642
Tipo: | Dissertação |
Título: | Trajetória docente de Nildes Alencar Lima: memórias do autoritarismo militar e da luta pela anistia (1964-1979) |
Autor(es): | Silva, Almir Mariano da |
Orientador: | Vasconcelos, José Gerardo |
Palavras-chave: | Memória;Prática docente;Regime Militar |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SILVA, Almir Mariano da. Trajetória docente de Nildes Alencar Lima: memórias do autoritarismo militar e da luta pela anistia (1964-1979). 2020. 96f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | Esta dissertação é resultado da pesquisa sobre a professora Nildes Alencar Lima, no tocante às suas memórias como professora no período do Regime Militar. O tema a ser dissertado é a docência em tempos de regimes autoritários, especificamente no que ocorreu no Brasil durante os anos de 1964 até 1985, sob o espectro da trajetória de vida de Nildes Alencar Lima. No tocante a delimitação temática, partimos do momento em que o Golpe de 1964 é instaurado, no campo político e social e, principalmente, investigando as intercorrências do regime instaurado na educação cearense e como tais contextos foram influenciando a docência de Nildes Alencar. O ponto limite de nossa investigação é o final dos anos 1970 do século XX, período este em que o governo militar perde sua força, e movimentos como o que foi presidido pela Professora Nildes, o Movimento Feminino pela Anistia, se fortalecem, a fim de acabar com as arbitrariedades cometidas pelo governo e lutar por abertura política. Este trabalho tem como objetivo geral examinar a docência da professora Nildes Alencar no período ditatorial. E a partir deste, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: investigar as possíveis influências do modelo educacional do Regime Militar sobre o mister docente da professora Nildes; compreender as ideias pedagógicas que nortearam a prática docente da professora no período em estudo; desvelar suas posturas como professora frente ao regime autoritário. Nossa pesquisa está fundamentada teoricamente nos pressupostos da História (BLOCH, 2010; LE GOFF, 1990), da memória (BÓSI, 2010; HALBWACHS, 2012, VIGOTSKI, 1998), da educação (MARTINHO RODRIGUES, 2017; SAVIANI, 2007), História da Educação (SAVIANI, 2007); docência (VICENTINI; LUGLI, 2009). No tocante à metodologia, utilizamos os procedimentos metodológicos da história oral de vida (MEIHY; HOLANDA, 2013, XAVIER et al., 2020). Classificamos a pesquisa como histórica, qualitativa, exploratória e documental. Fizemos uso das fontes orais, através de entrevistas com Nildes Alencar, de caráter semiestruturada e aberta, além de documentos como o Livro da Professora, as Leis que regiam a educação do período, assim como bibliografias indicadas pela própria Nildes. Podemos perceber que a atuação da professora Nildes Alencar Lima passou pela censura, graças ao seu trabalho na escolinha, de cunho particular e possivelmente por trabalhar com grupos de estudantes que eram rejeitados nas escolas tradicionais como surdos e outros portadores de necessidades específicas. Também pudemos constatar o espaço educacional para receber as reuniões do MFPA, presidida pela professora Nildes que teve um importante papel na luta pela anistia aos perseguidos pelo regime ditatorial. |
Abstract: | This dissertation is the result of research on teacher Nildes Alencar Lima, regarding her memories as a teacher during the Military Regime. The theme to be discussed is teaching in times of authoritarian regimes, specifically in what happened in Brazil during the years 1964 to 1985, under the specter of the life trajectory of Nildes Alencar Lima. With regard to thematic delimitation, we start from the moment when the 1964’s Coup was political and social field and, mainly, investigating the complications of the regime established in Ceará education and how these contexts were influencing the teaching of Nildes Alencar. The limit point of our investigation is the final of the 70's of the 20th century, a period in which the military government loses its strength, and movements such as the one chaired by Professor Nildes, the Movimento Feminino pela Anistia, are strengthened in order to end the arbitrariness committed by the government and fight for political openness. This work has as general objective to examine the teaching of professor Nildes Alencar in the dictatorial period. Based on this, we established the following specific objectives: to investigate the possible influences of the educational model of the Military Regime on the teaching practice of teacher Nildes; to understand the pedagogical ideas that guided the teacher's teaching practice in the period under study; unveil her postures as a teacher in face of the authoritarian regime. Our research is theoretically based on the assumptions of History (BLOCH, 2010; LE GOFF, 1990), of memory (BÓSI, 2010; HALBWACHS, 2012, VIGOTSKI, 1998), of education (MARTINHO RODRIGUES, 2017; SAVIANI, 2007), of History Education (SAVIANI, 2007); of teaching (VICENTINI; LUGLI, 2009). Regarding the methodology, we used the oral history methodological procedures (MEIHY; HOLANDA, 2013, XAVIER et al., 2020). We classify the research as historic, qualitative, exploratory and documentary. We used oral sources, through interviews with Nildes Alencar, of a semi-structured and open character, in addition to documents such as the Livro da Professora, the Laws that ruled the education of the period, as well as bibliographies indicated by Nildes herself. We can see that the performance of teacher Nildes Alencar Lima was not censored, thanks to her work in the school, of a private nature and possibly for working with groups of students who were rejected in traditional schools as deaf and other people with specific needs. We were also able to see the educational space to host MFPA meetings, chaired by Professor Nildes, who played an important role in the fight for amnesty for those persecuted by the dictatorial regime. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55642 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_amdsilva.pdf | 630,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.