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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55248
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Conceitos subsidiadores da EPT: percepções de professores que atuam na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no município de Mossoró-RN sobre esses termos |
Título(s) alternativo(s): | Conceptos del subsidiador EPT: percepciones de professores que trabajan em Educación integrada a la Escuela Secundaria em município Mossoró – RN em estos términos |
Título em inglês: | EPT subsidiator concepts: perceptions of teachers that work in Professional Education integrated to High School in Mossoró – RN municipality on these terms |
Autor(es): | Silva, Emerson Carlos da Rebouças, Marcos Sérgio Carvalho Dantas, Aleksandre Saraiva Bezerra, Diogo Pereira |
Palavras-chave: | Educação Profissional;Centro de Educação Profissional;Bases conceituais de EPT |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Labor |
Citação: | SILVA, Emerson Carlos da; REBOUÇAS, Marcos Sérgio Carvalho; DANTAS, Aleksandre Saraiva; BEZERRA, Diogo Pereira. Conceitos subsidiadores da EPT: percepções de professores que atuam na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no município de Mossoró-RN sobre esses termos. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 24-42, jul./dez. 2020. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo diagnosticar qual o entendimento e proximidade que os docentes atuantes em um Centro de Educação Profissional do RN apresentam em relação aos principais conceitos básicos da EPT. A pesquisa de cunho qualitativo com abordagem bibliográfica e documental trouxe alguns autores clássicos que são referências no assunto. Para tanto, usou-se um questionário aberto para coleta de dados, apropriando-se das falas dos entrevistados e comparando-as ao que definem esses autores sobre esses termos, sendo isso imperativo ao entendimento e análise da problemática abordada. Desta forma, evidenciou-se o quanto esses docentes estão distantes, e desconhecem esses termos que podem potencializar, a partir de sua interpretação, a implementação de uma educação emancipatória, uma formação completa e humanizadora do sujeito, estando aí sua real importância, ainda, cuja correta apropriação conceitual e entendimento torna-se imprescindível à incorporação do objetivo intelectual e político que ronda esse tipo de formação. |
Abstract: | The present work aims to diagnose the understanding and proximity that the professors working in a Professional Education Center of RN present in relation to the main basic concepts of EPT. The qualitative research with bibliographic and documentary approach brought some classic authors who are references in the subject. For this purpose, an open questionnaire was used to collect data, these terms, which is imperative to understanding and analyzing the problem addressed. In this way, it became evident how far these teachers are distant, and are unaware of these terms that can enhance, based on their interpretation, the implementation of an emancipatory education, a complete and humanizing formation of the subject, being there its real importance, still, whose correct conceptual appropriation and understanding becomes essential to the incorporation of the intellectual and political objective that surrounds this type of formation. |
Resumen: | El presente trabajo tiene como objetivo diagnosticar la comprensión y la proximidad que los profesores que trabajan en un Centro de Educación Profesional de RN presente en relación con los principales conceptos básicos de EPT. La investigación cualitativa con enfoque bibliográfico y documental trajo algunos autores clásicos que son referencias en el tema. Para este propósito, se utilizó un cuestionario abierto para recopilar datos, apropiándose de las declaraciones de los entrevistados y comparándolos con lo que estos autores definen sobre estos términos, lo cual es imprescindible para comprender y analizar el problema abordado. De esta manera, se hizo evidente cuán lejos están estos maestros, y desconocen estos términos que pueden mejorar, en base a su interpretación, la implementación de una educación emancipadora, una formación completa y humanizadora de la asignatura, siendo allí su verdadera importancia, aún así, cuya correcta apropiación conceptual y comprensión se vuelven esenciales para la incorporación del objetivo intelectual y político que rodea este tipo de formación. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55248 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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