Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55079
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Motivações para a escolarização bilíngue: um estudo com famílias das classes médias e médias altas no Rio de Janeiro
Autor(es): Vieira, Alexander Rebelo
Goia, Marisol Rodriguez
Palavras-chave: Escolarização de elites;Classes médias;Escolas bilíngues;Internacionalização da educação.
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: VIEIRA, Alexander Rebelo; GOIA, Marisol Rodriguez. Motivações para a escolarização bilíngue: um estudo com famílias das classes médias e médias altas no Rio de Janeiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 3, p. 63-99, nov. 2020/fev. 2021.
Resumo: Este artigo visa compreender as expectativas familiares em relação à escolarização bilíngue. Mais especificamente, buscase analisar as razões e motivações que têm levado pais e mães das classes médias-altas a matricularem seus filhos em escolas que oferecem educação bilíngue. Ciências Sociais e Educação se encontram neste trabalho em duas discussões fundamentais: nos debates sobre a relação entre escolarização e classes sociais, e na perspectiva sociológica sobre o fenômeno da escolha de escola. Foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada em 10 entrevistas em profundidade e na condução de um grupo focal com cinco mães de alunos de uma mesma escola bilíngue. Os resultados discutem as percepções dos pais sobre os seguintes temas: as próprias escolas bilíngues; o futuro e a carreira dos filhos e o ensino superior no Brasil e no exterior.
Abstract: This article aims to understand family expectations regarding bilingual schooling. More specifically, it seeks to analyze the reasons and motivations that have led fathers and mothers of the upper-middle classes to enroll their children in schools that offer bilingual education. Social Sciences and Education meet in this work in two fundamental discussions: in the debates about the relationship between schooling and social classes, and in the sociological perspective on the phenomenon of school choice. A qualitative research was carried out based on 10 in-depth interviews and the conduct of a focus group with five mothers of students from the same bilingual school. The results discuss the parents’ perceptions about the following themes: the bilingual schools themselves; the future and career of children and higher education in Brazil and abroad.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55079
ISSN: 2318-4620
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_arvieiramrgoia.pdf363,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.