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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54816
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música |
Autor(es): | Santos, Wanderley de Freitas dos |
Orientador: | Rogério, Pedro |
Palavras-chave: | Música na educação - Fortaleza (CE);Professores de educação infantil - Fortaleza (CE);Educação Infantil - Fortaleza (CE);Música - Instrução e estudo - Fortaleza (CE);Atividades criativas na sala de aula;Jogos educativos;Musicalização infantil |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SANTOS, Wanderley de Freitas dos. O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música. 2020. 150f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020. |
Resumo: | O presente estudo analisa o uso de jogos musicais como ferramentas pedagógicas no processo de musicalização das crianças da educação infantil. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: de que maneira os jogos musicais podem ser utilizados por professores não especialistas em música no processo de musicalização de crianças da educação infantil? O objetivo principal da pesquisa é analisar como os jogos musicais podem ser utilizados pelos referidos professores, na qualidade de ferramenta pedagógica no processo de musicalização de crianças da educação infantil. São objetivos específicos do estudo observar a assimilação que os professores fazem sobre os conceitos relativos às propriedades do som (altura, duração, timbre e intensidade), por meio do uso de jogos musicais; e analisar as sugestões de estratégias didáticas feitas pelos professores para a aplicação dessas propriedades do som com as crianças da educação infantil. Como base teórica, a pesquisa fundamenta-se nos estudos sobre jogos feitos por autores como Huizinga, Brougère e Costa e, especificamente sobre jogos musicais, Brito e Kodály. A pesquisa emprega a metodologia da pesquisa-ação colaborativa e foi realizada no Centro de Educação Infantil (CEI) Mattos Dourado, em Fortaleza, Ceará, Brasil. |
Abstract: | The present study analyzes music games as pedagogical tools in the process of musicalization of children in early childhood education. We start from the following research problem: how can music games be used by teachers (not music specialists) in the process of musicalization of children in early childhood education? We have as main objective to analyze how musical games can be used by these teachers, as a pedagogical tool in the process of musicalization of children in early childhood education, as well as these teachers evaluate their use of these musical games. We have as specific objectives to observe the assimilation that teachers make about the concepts related to the properties of sound (pitch, duration, timbre and intensity), through the use of musical games; and to analyze the suggestions of didactic strategies made by the teachers for the application of these sound properties with children in early childhood education. We used as a theoretical basis the studies on games made by authors like Huizinga, Brougère and Costa, and, specifically on musical games, Brito and Kodály. For this research we chose the collaborative action research methodology. The research was carried out at the Mattos Dourado Children's Education Center (CEI), in Fortaleza, Ceará, Brazil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54816 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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