Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54724
Tipo: Artigo de Evento
Título: Abordagens das práticas educacionais da criança com autismo: um estudo das pesquisas acadêmicas na área
Autor(es): Silva, Aíla Maria de Oliveira
Ribeiro, Disneylândia Maria
Palavras-chave: Educação inclusiva;Educação especial;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Pessoa com deficiência;Autismo;Inclusão socioeducacional
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Aíla Maria de Oliveira; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Abordagens das práticas educacionais da criança com autismo: um estudo das pesquisas acadêmicas na área. In: SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, 6., 2016, Pau dos Ferros, RN. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2016.
Resumo: A inclusão educacional da criança com autismo é uma discussão relevante na formação de professores, haja vista que as políticas educacionais das últimas décadas estão cada vez mais voltadas para o respeito à diversidade humana, à educação da pessoa com deficiência e à escola inclusiva. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo compreender as práticas educacionais de inclusão da criança com autismo a partir das pesquisas acadêmicas na área. Esse estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória quanto aos objetivos, e de revisão de literatura quanto aos procedimentos. Os periódicos investigados foram a Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) e o Grupo de Trabalho 15 (GT) de Educação Especial da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, (ANPED). Os resultados evidenciam que as principais temáticas pesquisadas são: a interação social, o brincar, a avaliação, as tecnologias móveis de aprendizagem e os comportamentos da criança com autismo na escola. É possível afirmar que muitas das atividades que foram desenvolvidas nos trabalhos analisados favorecem os avanços da criança e que as condições materiais da escola, bem como, o trabalho pedagógico desenvolvido por profissionais preparados, contribuíram para que as crianças com autismo evoluíssem. Entretanto, esses estudos mostram que ainda precisam de estudos mais aprofundados sobre o tema e que nem sempre os profissionais se encontram preparados para desenvolver estratégias que favoreçam a inclusão da criança com autismo. E que se faz necessário que as pesquisas continuem acontecendo ao longo do tempo, como forma de ampliar os estudos sobre o tema em questão.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54724
Aparece nas coleções:PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_amosilva_dmribeiro.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.