Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53882
Tipo: Dissertação
Título: Matemática básica em quadrinhos: algumas aplicações das HQs em sala de aula
Título em inglês: Basic mathematics in comics: some applications of comic books in the classroom
Autor(es): Silva, José Gleison Lima da
Orientador: Melo, Marcelo Ferreira de
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos;Ensino de Matemática;Topologia;Progressão aritmética;Estatística;Comics;Mathematics teaching;Topology;Progressions, Arithmetic;Statistics
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, José Gleison Lima da. Matemática básica em quadrinhos: algumas aplicações das HQs em sala de aula. 2020. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho versa sobre o uso das histórias em quadrinhos no ensino da matemática.Tendo como foco a aplicação de atividades de produção de quadrinhos, como os fanzines e as tirinhas, em turmas do ensino médio. Detalhamos, inicialmente, as etapas de produção de quadrinhos curtos (tirinhas) confeccionados por alunos do ensino médio numa abordagem sucinta das progressões aritméticas e da estatística, a partir da qual podemos avaliar o nível de compreensão e de dificuldades expresso pelos estudantes concernente a esses tópicos. Em seguida, apresentamos uma adaptação própria de um problema topológico para os quadrinhos revisando definições elementares de topologia, objetivando demonstrar a versatilidade dessa mídia na veiculação de qualquer tipo de conteúdo e temática. Finalizamos com uma sugestão de publicação de revista em quadrinhos abordando temas matemáticos básicos, históricos e/ou curiosos, com propostas de uso da mesma em sala aula. Agregando, assim, uma ferramenta adicional ao ensino e à divulgação da matemática.
Résumé: Le présent mémoire concerne sur l’utilization de les bandes dessinées dans l’enseignement desmathématiques. Se concentrer sur l’application de leurs activités de production dans les classesdu secondaire. Nous détaillons dans un premier temps les étapes de production de courtes bandesdessinées réalisées par des lycéens dans une approche succincte des progressions arithmétiques etstatistiques, à partir desquelles nous pouvons évaluer le niveau de compréhension et les difficultésexprimées par les étudiants sur ces sujets. Ensuite, nous avons présenté une adaptation d’unproblème topologique pour la bande dessinée, en passant en revue les définitions élémentairesde la topologie, dans le but de démontrer la polyvalence de ce média dans la transmission detout type de contenu et thématique. Nous avons terminé avec une suggestion de publier unebande dessinée couvrant des thèmes mathématiques de base, historiques et curieux, avec despropositions pour l’utiliser en classe. Ainsi, l’ajout d’un outil supplémentaire à l’enseignementet à la diffusion des mathématiques.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53882
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_jglsilva.pdf93,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.