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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53473
Tipo: | Dissertação |
Título: | Teoria e prática da gestão democrática na escola pública: um estudo com egressos de um curso de pós-graduação lato sensu da universidade estadual do Ceará |
Autor(es): | Oliveira, Rômulo Vieira de |
Orientador: | Rocha, Antônia Rozimar Machado e |
Palavras-chave: | Democracia;Educação;Gestão escolar democrática |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | OLIVEIRA, Rômulo Vieira de. Teoria e prática da gestão democrática na escola pública: um estudo com egressos de um curso de pós-graduação lato sensu da universidade estadual do Ceará. Orientadora: Antônia Rozimar Machado e Rocha. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | Objetivamos investigar nesta pesquisa, a relação existente entre os conceitos de gestão escolar democrática e a efetiva aplicabilidade deles no cotidiano de ex-alunos do curso de gestão escolar da pós-graduação lato sensu da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem como objetivos específicos: a) analisar conceitos e pressupostos sobre democracia à luz de elementos teóricos e históricos; b) examinar elementos contextuais do capitalismo contemporâneo que reverberam sobre a gestão da escola básica; c) discutir como os conceitos de gestão democrática influenciam no dia a dia dos professores que exercem cargo de gestão; d) analisar os fatores que facilitam ou dificultam a prática da gestão democrática no dia a dia dos gestores. A partir dos registros das experiências nos recintos escolares, observamos as apropriações subjetivas no modo de pensar e agir dos diferentes sujeitos históricos e traçamos um perfil de como a gestão democrática é praticada e quais os problemas que fazem com que esse modelo não consiga ser aplicado na sua essência. No que concerne aos procedimentos metodológicos, à pesquisa de natureza qualitativa, constitui um estudo bibliográfico, documental e de campo, organizado a partir do referencial teórico crítico à égide vigente das políticas públicas que se ligam ao capital. Nesse sentido, trabalhamos com a conceituação de democracia ao longo da formação histórica da humanidade, abordando preceitos clássicos, liberais e marxistas. Além disso, fizemos uma abordagem teórica do surgimento e aprofundamento do conceito de gestão escolar democrática no Brasil e das diferentes concepções de gestão escolar. Por fim, os resultados evidenciam que a gestão democrática passou por avanços marcantes em termos legais, mas ainda carece de uma materialização que traga uma participação efetiva de professores, de pais e de alunos na construção de uma escola publica de qualidade. Além disso, percebemos a gestão no ambiente escolar como mais um instrumento de reprodução de mecanismos da ordem capitalista. |
Abstract: | In this research, we aim to investigate the relationship between the concepts of democratic school management and their effective applicability in the daily lives of ex-students of the lato sensu graduate program on the school management course at State University of Ceará - UECE. Its specific objectives are: a) to analyze concepts and assumptions about democracy in the light of theoretical and historical elements; b) to examine contextual elements of contemporary capitalism that reverberate over the basic school management; c) to discuss how the democratic management concepts influence the day-to-day life of teachers in management positions; d) to analyze factors that facilitate or hinder the democratic management practice in the managers daily routine. From records of school premises experiences, we observe the subjective appropriations in the way of thinking and acting of different historical subjects and we outline a profile of how democratic management is practiced and what are the problems that prevent this model from being able to be applied in its essence. With regard to methodological procedures, a qualitative nature research constitutes a bibliographic documentary and field study, organized from the theoretical framework critical to the current aegis of public policies that link to capital. In this sense, we work with the concept of democracy throughout the historical formation of humanity, addressing classic, liberal and Marxist precepts. In addition, we took a theoretical approach to the emergence and deepening of democratic school management concept in Brazil and the different school management concepts. Finally, results show that democratic management has undergone remarkable advances in legal terms, but it still lacks a materialization that brings effective participation by teachers, parents and students in the construction of a quality public school. In addition, we perceive management in the school environment as another instrument for reproducing mechanisms of the capitalist order. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53473 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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