Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53330
Tipo: Artigo de Evento
Título: Escolas Estaduais de Educação Profissional e o Protagonismo Estudantil
Autor(es): Souza, Camila
Palavras-chave: Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP)-Fortaleza (CE);Ensino;Instituições de ensino
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: SBS
Citação: SOUZA, Camila. Escolas Estaduais de Educação Profissional e o Protagonismo Estudantil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
Resumo: O presente trabalho traz como tema o protagonismo estudantil. O observo entre os estudantes das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) em Fortaleza - CE, tendo como parâmetro de comparação os discentes das escolas regulares. As Escolas Profissionais guardam uma série de particularidades quando comparadas as Escolas Regulares: são de tempo integral, os alunos cursam o ensino médio integrado ao ensino técnico, cumprem estágio obrigatório, dentre outras. Estas particularidades as tornam um instigante objeto e espaço de estudo. Faz-se necessário, portanto, apresentar um breve histórico da educação profissional no Brasil, pois essa modalidade de ensino vem sendo utilizada desde o período colonial em diversos contextos. O levantamento bibliográfico centra-se nos conceitos: juventude e protagonismo. A metodologia utilizada é qualitativa e quantitativa. A primeira parte da pesquisa consistiu em observações, entrevistas e grupos focais realizados em uma EEEP localizada em um bairro da periferia de Fortaleza. Para construção do banco de dados foram aplicados 1300 questionários em 10 escolas da mesma cidade. A partir da aplicação dos questionários, foi possível criar e medir o índice de protagonismo entre os estudantes e descobrir o que leva os estudantes a serem ou não protagonistas. A partir da pesquisa foi possível observar como o gosto pelo estudo coletivo, a formação de grupos, envolvimento em atividades voluntárias, participação e liderança em instituições, dentre outras características compõe o perfil do jovem protagonista.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53330
ISSN: 2236-6636
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_csouza.pdf61,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.