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Tipo: Capítulo de Livro
Título: Crise da educação escolar: reflexões sobre a prática docente em escolas públicas de ensino fundamental em Fortaleza-CE-Brasil
Autor(es): Paula, Edson Oliveira de
Batista, Leidiane Priscilla de Paiva
Matos, Tharcia Priscilla de Paiva Batista
Palavras-chave: Educação;Professores;Ensino básico
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Realize eventos
Citação: PAULA, Edson Oliveira de; BATISTA, Leidiane Priscilla de Paiva; MATOS, Tharcia Priscilla de Paiva Batista. Crise da educação escolar: reflexões sobre a prática docente em escolas públicas de ensino fundamental em Fortaleza-CE-Brasil. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumo: Refletir sobre as noções de crise e conhecimento a partir da prática docente constitui a base deste trabalho. Buscou-se não apenas apresentar uma discussão puramente teórica, mas lançar esforços na direção de tecer reflexões sobre nuances do cotidiano escolar no ensino público. O intuito foi diagnosticar o quadro geral observado no ensino básico em escolas públicas da rede municipal de Fortaleza, pondo em relevo os problemas socioeconômicos enfrentados pelos alunos e suas famílias, a desvalorização e o desrespeito sofridos pelos professores e profissionais da educação em sua lida diária. Elaborou-se este trabalho a partir da leitura de bibliografias que refletem desafios e possibilidades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, mas avança no campo da prática reflexiva. A escassez de recursos materiais e humanos, a desvalorização dos docentes e demais profissionais da educação, a falta de recursos e de incentivos para a formação continuada, o descompasso entre a preparação (universitária) e a realidade da prática do fazer pedagógico, o distanciamento da realidade vivida pelo aluno, as determinações do sistema educacional, a pressão e o assédio moral sofridos pelos professores mediante a busca de marcas e índices, etc. são alguns dos muitos problemas que contribuem para a famigerada crise da educação escolar. Constata-se que tal crise educacional se apresenta de forma multifacetada e exige ações conjuntas dos variados setores (governo, gestores escolares, família, alunos e professores) em busca de superar as dificuldades estruturais e os desafios impostos a sociedade na atual conjuntura.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52868
ISSN: 978-65-86901-07-8
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