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Tipo: Dissertação
Título: O SINAES na Avaliação das Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Autor(es): Silva, Keina Maria Guedes da
Orientador: Romero, Julio Alfredo Racchumi
Palavras-chave: Avaliação de política pública;SINAES;Avaliação de biblioteca
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Keina Maria Guedes da. O SINAES na Avaliação das Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2020.143f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: O presente estudo objetiva avaliar as práticas das avaliações in loco das bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) considerando a legislação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A perspectiva avaliativa aplicada a este trabalho se pautou em Lejano (2012) e no seu método experiencial, na busca de conhecer a teoria que emerge da prática. Foi realizado um estudo de caso por amostragem intencional, tendo como critério as bibliotecas que já passaram pela avaliação utilizando os novos instrumentos. Optou-se por uma metodologia qualitativa, considerando como principais procedimentos de pesquisa o levantamento documental, bibliográfico e a pesquisa de campo, na qual se utiliza para a coleta de dados as entrevistas semiestruturadas. Para analisar os dados obtidos foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa revelou que em alguns pontos a prática foi ao encontro da teoria, e em outros não, principalmente quando se tratou de critérios novos de avaliação como atendimento educacional especializado e recursos inovadores, e sobre a verificação das bibliografias básicas e complementares dos cursos de graduação.
Abstract: This study aims to evaluate the practices of on-site assessments of the libraries of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) considering the legislation of the National Higher Education Assessment System (SINAES). The evaluative perspective applied to this work was based on Lejano (2012) and his experiential method, in the search to know the theory that emerges from practice. A case study was carried out by intentional sampling, using as criteria the libraries that have already undergone the evaluation using the new instruments. We opted for a qualitative methodology, considering documental, bibliographic and field research as the main research procedures, in which semi-structured interviews are used for data collection. To analyze the data obtained, Bardin's content analysis was used. The research revealed that in some points the practice met the theory, and in others it did not, especially when it came to new criteria for evaluation such as specialized educational assistance and innovative resources, and on the verification of basic and complementary bibliographies of undergraduate courses.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51548
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