Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51453
Tipo: Dissertação
Título: A compreensão leitora de fábulas na perspectiva do ISD
Título em inglês: Reading Comprehension of fables in the ISD perspective
Autor(es): Bezerra, Renata Uchoa
Orientador: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Leitura;Capacidades de Linguagem;Fábula;Interacionismo Sociodiscursivo
Data do documento: 2020
Citação: BEZERRA, Renata Uchoa. A compreensão leitora de fábulas na perspectiva do ISD. 2020. 213f. Dissertação ( Mestrado) - Universidade federal do Ceará, Programa de Pós -Graduação Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino da leitura do texto literário na sala de aula do ensino fundamental. No que concerne à leitura, nosso estudo aborda os modelos de leitura, bem como os objetivos da leitura propostos por Solé (1998). Para a análise dos dados, ancoramo-nos nos estudos desenvolvidos por Bronckart (1999). O objetivo da nossa pesquisa é explorar as capacidades de linguagem de alunos do 7º ano inscritos em aulas de nivelamento de língua portuguesa. Tais alunos são de uma escola de tempo integral da prefeitura de Fortaleza e se encontram em turmas de nivelamento porque estão com rendimento baixo em língua portuguesa. Para explorar as capacidades de linguagem desses alunos, o quadro teórico do ISD concebe a organização do texto como um folhado constituído por três camadas superpostas: a infraestratura geral do texto, os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos. Por meio de uma sequência de atividades pedagógicas trabalhamos com textos do gênero literário fábula, um gênero com predominância da sequência narrativa, que visa formar leitores críticos através das discussões que suas histórias provocam. A sequência de atividades é composta de uma Leitura Inicial, cinco etapas mediadas e uma Leitura Final. A partir dos resultados da Leitura Inicial, as atividades tiveram um enfoque maior na coesão verbal, uma vez que foi um dos itens em que os alunos apresentaram maior dificuldade em mobilizar no momento da compreensão. As atividades trazem como proposta, uma aula interativa contemplada no modelo sociopsicolinguístico de Braggio (1992) e defendido por Leurquin (2015). No que diz respeito aos aspectos metodológicos, a presente pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação, que de acordo com Thiollent (2004), seus principais aspectos considerados são: ampla e explícita interação entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação investigada. Os resultados comprovaram que o ensino por meio de uma sequência de atividades apoiadas nas categorias de análise textual do quadro teórico do ISD através da leitura de textos literários do gênero fábula, se mostraram eficazes no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos aprendizes.
Abstract: This research has as its object of study the teaching of reading the literary text in the elementary school classroom. With regard to reading, our study addresses the reading models, as well as the reading objectives proposed by Solé (1998). For data analysis, we are anchored in the studies developed by Bronckart (1999). The purpose of our research is to explore the language skills of 7th grade students enrolled in Portuguese language leveling classes. These students are from a full-time school in the city of Fortaleza and are in leveling classes because they have low performance in Portuguese. To explore the language skills of these students, the ISD theoretical framework conceives the organization of the text as a sheet consisting of three overlapping layers: the general infrastructure of the text, the textualization mechanisms and the enunciative mechanisms. Through a sequence of pedagogical activities we work with texts of the literary genre fable, a genre with predominance of the narrative sequence, which aims to train critical readers through the discussions that their stories provoke. The sequence of activities consists of an Initial Reading, five mediated steps and a Final Reading. From the results of the Initial Reading, the activities had a greater focus on verbal cohesion, since it was one of the items in which students had greater difficulty in mobilizing at the time of comprehension. The activities bring as a proposal, an interactive class contemplated in the sociopsycholinguistic model of Braggio (1992) and defended by Leurquin (2015). With regard to methodological aspects, the present research is characterized as an action-research, which according to Thiollent (2004), its main aspects considered are: wide and explicit interaction between researchers and people involved in the investigated situation. The results proved that teaching through a sequence of activities supported by the textual analysis categories of the ISD theoretical framework through the reading of literary texts of the genre fable, proved to be effective in the development of the language skills of the learners.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51453
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_rubezerra.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.