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Tipo: Dissertação
Título: As ações de Extensão Do Instituto Federal do Ceará e suas contribuições para o desenvolvimento local: uma avaliação do Curso de Formação Inicial e Continuada de Pescador Profissional no Campus Acaraú.
Autor(es): Pereira, André Luiz Da Costa
Orientador: Castro, Gil Célio Cardoso de
Coorientador: Chacon, Suely Salgueiro
Palavras-chave: Avaliação de políticas públicas;Avaliação de quarta geração;Extensão universitária;Cursos FIC;Formação de pescadores
Data do documento: 2020
Citação: PEREIRA, André Luiz Da Costa.As ações de Extensão Do Instituto Federal do Ceará e suas contribuições para o desenvolvimento local: uma avaliação do Curso de Formação Inicial e Continuada de Pescador Profissional no Campus Acaraú. 2020.184f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: A pesquisa proposta tem como objetivo central avaliar como as atividades de extensão praticadas no IFCE campus de Acaraú, em específico o Curso de Extensão de Formação de Pescador Profissional Nível 1 (POPN1) contribui para o desenvolvimento local. Nesse sentido, buscou-se investigar no contexto da Política de Expansão dos Institutos Federais do estado do Ceará se a extensão universitária desenvolvida no IFCE do município Acaraú cumpre com seu papel enquanto articuladora de conhecimento e qualificação profissional a partir dos eixos temáticos da extensão. Diante disso, a pergunta norteadora foi: como o Curso de Formação de Pescadores Nível1, uma ação extensionista praticada no IFCE campus de Acaraú, contribui para o desenvolvimento local do município? O percurso metodológico adotou como estratégia de pesquisa o estudo de caso, pois este permitiu a construção de uma investigação empírica que desvelou os fenômenos dentro do seu contexto real. A abordagem foi do tipo qualitativa, esse caminho ofereceu uma maior interação entre pesquisador e os sujeitos pesquisados. Para a interpretação dos relatos obtidos recorreu-se a análise de conteúdo de Bardin (1977). Como proposta avaliativa optou-se em utilizar a Avaliação Construtivista de Guba e Lincoln (2011) metodologicamente sustentada pela técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. Os resultados da pesquisa revelaram, que parte da ações de extensão desenvolvidas no campus são pensadas com foco no desenvolvimento local e difundidas a sociedade através de cursos e projetos. Também foi evidenciado que o curso POPN1 contribuiu de maneira significativa na formação dos pescadores egressos, pois, através dos consensos obtidos com a aplicação do Círculo Hermenêutico-Dialético foi revelado melhorias positivas no comportamento desses profissionais do mar, tanto do ponto de vista da preservação ambiental e dos recursos pesqueiros quanto das condutas profissionais e do seu contexto social. Por tanto, a política pública de expansão dos IFs no municipio de Acaraú, aponta para impactos qualitativos consideráveis, pois apresentaram uma tendência significativa para a melhoria da realidade social e ambiental da região.
Abstract: The proposed research has as main objective to evaluate how the extension activities practiced in the IFCE campus of Acaraú, specifically the Extension Course for Professional Fisherman Training Level 1 (POPN1) contributes to local development. In this sense, we sought to investigate in the context of the Expansion Policy of the Federal Institutes of the State of Ceará if the university extension developed at IFCE in the city of Acaraú accomplish its role as an articulator of knowledge and professional qualification based on the thematic axes of the extension. In view of this, the guiding question was: how does the Level 1 Fishermen Training Course, an extension action practiced on the IFCE campus of Acaraú, contribute to the local development of the municipality? The methodological approach adopted the case study as a research strategy, as it allowed the construction of an empirical investigation that unveiled the phenomena within their real context. The approach was of a qualitative type, this path offered a greater interaction between the researcher and the researched subjects. For the interpretation of the reports obtained, Bardin's content analysis (1977) was used. As an evaluation proposal, we opted to use the Constructivist Assessment of Guba and Lincoln (2011) methodologically supported by the technique of the Hermeneutic-Dialectic Circle. The results of the research revealed that part of the extension actions developed on the campus are designed with a focus on local development and disseminated to society through courses and projects. It was also evidenced that the POPN1 course contributed significantly to the training of fishermen graduates, because, through the consensus obtained with the application of the Hermeneutic-Dialectic Circle, positive improvements were revealed in the behavior of these sea professionals, both from the point of view of environmental preservation and fishing resources as well as professional conduct and its social context. Therefore, the public policy of expansion of Federal Institutes in the municipality of Acaraú, points to considerable qualitative impacts, as they showed a significant trend towards improving the social and environmental reality of the region.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51351
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