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Tipo: Dissertação
Título: A Implantação do Instituto Federal do Ceará em Acaraú e suas Repercussões no Desenvolvimento Local
Autor(es): Lima, Haulison Rener de Souza
Orientador: Santiago, Eduardo Girão
Palavras-chave: Avaliação de políticas públicas;Educação Profissional;Desenvolvimento Local
Data do documento: 2020
Citação: LIMA, Haulison Rener de Souza. A Implantação do Instituto Federal do Ceará em Acaraú e suas Repercussões no Desenvolvimento Local. 2020. 186f. _Dissertação (MEstrado)- Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional Em Avaliação de Políticas Pública, Fortaleza (Ceará), 2020.
Resumo: Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), materializada pela criação dos Institutos Federais,é uma política pública criada pela lei 11.892,de 29 de dezembro de 2008.Dentre os programas e ações desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC) em apoio aessa política no País, destaca-sea expansão darede EPCT,a qual atua como motor para ampliação dessa oferta educacional com o fito de capacitar técnicos de nível médio e formar professoresem diversos municípios brasileiros, interiorizando e impactando o desenvolvimento locale regional.Diante da atual crise econômica brasileira e da mudança de governo,com suasmedidas de reorganização e austeridadefiscal que ameaçam a expansão da rede EPCT, opresente estudo visa avaliar a relevância desta política públicapara o desenvolvimento local.O objeto da pesquisa, portanto,éa avaliação das repercussões econômicas,sociaise culturais, notadamente quantoao desenvolvimento domunicípio de Acaraú/CE, a partir da implantação do Instituto Federal do Ceará (IFCE)naquela cidade,em 2010. A metodologia foi baseada na Avaliação em Profundidade proposta por Rodrigues (2008), Gonçalves (2008) e Gussi (2008), utilizando-se a pesquisa qualitativa com suporte de dados quantitativos como desenho metodológico. Dessa forma, analisou-seo conteúdo dapolítica, oseu contexto de formulação, assim como os indicadores socioeconômicos e culturais obtidos numa perspectiva temporal e territorial na cidade de Acaraú. Ao finaldeste trabalho destacamos as principais contribuições da referida unidade do Instituto Federal no processo de desenvolvimento local e na vida das pessoas afetadas,direta ou indiretamente,pela política em estudo, evidenciando seus resultados, limitações e alcance no município estudado
Abstract: he Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (EPCT) is a public policy established by Law 11.892 of December 29, 2008which createdthe Federal Institutes. Among the programs and actions developed by Ministry of Education (MEC) tosupport this policyin the country, highlights the expansion ofthe EPCT network wich acts as an engine for the incrementof this educational offerin order to train mid-level technicians and educateteachers in several Brazilian municipalities, internalizing and impacting local and regional development.In the face of the current Brazilian economical crisis and the change of government,with its measures of political reorganization and fiscal austerity that threaten the expansion of the EPCT, this research aims to evaluate the relevance of this public policy for local development.Therefore, the object of the research is the evaluation of the economical, social and cultural repercussions,notably regarding the development of the municipality of Acaraú / CE, from the introduction of the Instituto Federal do Ceará (IFCE)in that city,in the year of 2010.The evaluation methodologywas based on the Depth Assessment proposed by Rodrigues (2008), Gonçalves (2008) and Gussi (2008),using qualitative research supported by quantitative data as a methodological design.Thus, we analyzed the content of the policy, its formulation context, as well as the socioeconomic and cultural indicators obtained in a time-spaceperspective in the city of Acaraú.At the end of this paper we highlight the main contributions of the Federal Institute's referred unit in the local development processand its repercussions on the lives of the persons affected,directly or indirectly,by policy under study, showing results,limitations and scope of this policy in that city.
Descrição: LIMA, Haulison Rener de Souza. A Implantação do Instituto Federal do Ceará em Acaraú e suas Repercussões no Desenvolvimento Local. 2020. 186f. _Dissertação (MEstrado)- Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional Em Avaliação de Políticas Pública, Fortaleza (Ceará), 2020.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51146
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