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Tipo: Dissertação
Título: Docentes no exercício da gestão em uma IFES: desafios e perspectivas
Autor(es): Nunes, Lindojane Gomes
Orientador: Crisóstomo, Vicente Lima
Palavras-chave: Ensino superior público;Gestão universitária;Práticas docentes
Data do documento: 2020
Citação: NUNES, Lindojane Gomes. Docentes no exercício da gestão em uma IFES: desafios e perspectivas. 2020. 157f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: Este trabalho examina a experiência complexa da gestão dos servidores docentes em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), em particular os docentes no âmbito de suas funções de administração universitária e de gestão acadêmica no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa recolheu suas principais fontes junto à Divisão de Formação Profissional (DIFOP), à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), ao Mestrado profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC), assim como junto à literatura produzida no âmbito da gestão universitária nas IFES. O trabalho é, também, situado numa perspectiva histórica, em face do contexto atual da educação pública superior, considerados os embates e/ou controvérsias geradas pela aplicação de medidas de contingenciamento e cortes no orçamento público para a educação superior, bem como os impasses gerados em torno do programa Future-se. No tocante ao objeto central da Dissertação, a atenção se voltou à aplicação de questionário próprio aos docentes em função gestora, em diferentes setores como a Coordenação de Cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação, a Chefia de Departamentos e Casas de Cultura no Centro de Humanidades (CH/UFC), enquanto mecanismo de análise qualitativa. A presente pesquisa, a partir da referida análise de dados conceituais e empíricos, destaca os significados específicos de gestão docente em uma IFES, observando suas dificuldades e desafios, bem como aponta perspectivas quanto à melhoria da gestão. Apoiado na análise dos dados recolhidos, o estudo deseja contribuir no sentido do aporte de subsídios para que, no âmbito da UFC, sejam alargados os debates e os instrumentos eficazes à consolidação tanto de uma política de capacitação permanente voltada à gestão universitária, quanto à dotação dos meios necessários à realização das boas práticas no exercício de gestão universitária.
Abstract: This paper examines the complex experience of the management of teaching staff in a Federal Institution of Higher Education (IFES), in particular the professors within their functions of university administration, academic management at the Humanities Center of the Federal University of Ceará-UFC. The research gathered its main sources from the Professional Training Division (DIFOP), the Academic School for Development and Academic Innovation (EIDEIA), the Professional Master in Public Policy and Higher Education Management (POLEDUC), as well as from the literature produced in the university management area of the IFES´s. The work is also contextualized in a current history perspective of higher public education. Set in clashes and / or controversies generated by the application of contingency measures and cuts in the public budget for higher education, as well as the deadlocks generated around the “Future-se” program. Concerning the main subject of the Dissertation, our attention turned to the application of a questionnaire to teachers in a managerial role in different sectors such as Coordination of Undergraduate and / or Postgraduate Courses, Head of Departments and Houses of the Culture Humanities Center (CH / UFC); as a mechanism of qualitative analysis. This research, based on the analysis of conceptual and empirical data, highlights the specific meanings of teaching in an IFES, observing its difficulties and challenges, as well as points out perspectives regarding the improvement of management. Supported by the analysis of the collected data, the study wishes to contribute towards the granting of subsidies so that, within the UFC, the debates and effective instruments for the consolidation of a permanent training policy aimed at the university management, regarding the equipping of the necessary resources to be extended. Achievement of good practices in the exercise of university management.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50438
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