Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49848
Tipo: Dissertação
Título: Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará: Uma Avaliação do Programa de Auxílios em Pecúnia do Campus Maracanaú
Autor(es): Silva, Ariádine de Oliveira Rabelo da
Orientador: Cardoso, Gil Célio de Castro
Palavras-chave: Avaliação;Políticas públicas;Educação superior no Brasil;Assistência estudantil
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Ariádine de Oliveira Rabelo da Silva. Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará: Uma Avaliação do Programa de Auxílios em Pecúnia do Campus Maracanaú.2019.166f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Este trabalho busca avaliar o Programa de Auxílios em Pecúnia da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PAE-IFCE), no campus Maracanaú, quanto ao cumprimento dos objetivos de viabilizar a permanência e contribuir para o êxito dos discentes em seu percurso acadêmico, procurando, entre outros aspectos, apreender os seus significados para os sujeitos a quem ele se destina e para os profissionais que o operacionalizam, uma vez que esses segmentos constituirão a base dinâmica, pulsante do que se pretende dar a conhecer com esse empreendimento acadêmico.Para o alcance desse objetivo, foi necessário compreender o que são políticas públicas, por que e como se originam e, sobretudo, como se dá sua execução. E, de forma mais particular, conhecer o contexto de formulação da assistência estudantil e sua relação com a educação superior.O estudo tem abordagem qualitativa e foi precedido de vasta pesquisa documental – legislações, portarias, normativas, manuais – e bibliográfica para constituição e consolidação do referencial teórico que possibilitará o entendimento da realidade social em que se desenvolve a política posta em análise. Para a pesquisa empírica foram enviados questionários virtuais aos grupos participantes, além de aplicação de entrevistas com quatro discentes, um técnico administrativo e dois gestores. O modelo avaliativo escolhido para este trabalho é a pesquisa avaliativa (SILVA, 2008), que compreende a avaliação de políticas públicas em duas perspectivas que dialogam, a técnica e a política. Dentre os resultados alcançados, foi possível identificar a importância do Programa de Auxílios em Pecúnia para a permanência dos discentes na instituição, embora as discussões tenham revelado que os motivos financeiros não são os únicos que precisam ser trabalhados para evitar a evasão. No que diz respeito ao rendimento acadêmico, entretanto, não foi possível estabelecer uma conexão de forma definitiva, ainda que existam elementos que apontem que o recebimento do auxílio em pecúnia pode influenciar no desempenho dos discentes.
Abstract: This work aims to evaluate the Cash Aid Program of the Student Assistance Policy of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (PAE-IFCE), on the Maracanaú campus, regarding the fulfillment of the objectives of enabling the permanence and contributing to the success of students in their academic career, seeking, among other aspects, to grasp their meanings for the subjects to whom it is intended and for the professionals who operate it, hence why these segments will constitute the dynamic, pulsating basis of what is intended to be given to know with this academic endeavor. In order to achieve this objective, it was necessary to understand what public policies are, why and how they originate and, above all, how they are implemented. And, more particularly, to know the context of the formulation of student assistance and its relationship with higher education. The study has a qualitative approach and was preceded by extensive documentary research - legislation, ordinances, regulations, manuals - and bibliographic for constitution and consolidation of the theoretical framework that will enable the understanding of the social reality in which the policy under analysis is developed. For the empirical research, virtual questionnaires were sent to the participating groups, as well as interviews with four students, an administrative technician and two managers. The evaluative model chosen for this work is the evaluative research (SILVA, 2008), which comprises the evaluation of public policies in two dialogical perspectives, technique and politics. Among the results achieved, it was possible to identify the importance of the Pecunian Aid Program for the permanence of students in the institution, although the discussions revealed that the financial reasons are not the only ones that need to be worked out to avoid dropout. Regarding academic performance, however, it was not possible to establish a definitive connection, even though there are elements that indicate that receiving aid in cash may influence the performance of students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49848
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_aorsilva.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.