Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49615
Title in Portuguese: Enfoques contra-hegemônicos e pesquisa qualitativa: desafios da avaliação em profundidade em políticas públicas
Author: Cruz, Danielle Maia
Keywords: Políticas Públicas
Pesquisa qualitativa
Enfoques contra-hegemônicos
Avaliação em profundidade
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Aval
Citation: CRUZ, Danielle Maia. Enfoques contra-hegemônicos e pesquisa qualitativa: desafios da avaliação em profundidade em políticas públicas. Revista Aval, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 160-173, jan./jun. 2019.
Abstract in Portuguese: No século XXI, ampliam-se os debates em torno da interdisciplinaridade, chamando atenção para os usos de metodologias qualitativas em campos do conhecimento focado na mensuração de dados. Este artigo discute o lugar da pesquisa qualitativa em avaliações com enfoques contra-hegemônicos. Toma como eixo de discussão a avaliação em profundidade, problematizando alcances, limites e dilemas impostos quando se confere importância a contextos amplos e aos sentidos e significados atribuídos a política pelos sujeitos por ela contemplados. Argumenta-se que para além de compreensões de ordem epistemológica e metodológica, operacionar a avaliação em profundidade implica compromissos ético-políticos que dialogam com a efetivação de direitos no bojo da democracia, sendo este um desafio no campo da avaliação, dadas as disputas de paradigmas distintos que perpassam a ciência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49615
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2176-9923
Appears in Collections:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_dmcruz.pdf3,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.