Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49615
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Enfoques contra-hegemônicos e pesquisa qualitativa: desafios da avaliação em profundidade em políticas públicas |
Autor : | Cruz, Danielle Maia |
Palabras clave : | Políticas públicas;Pesquisa qualitativa;Enfoques contra-hegemônicos;Avaliação em profundidade |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Revista Aval |
Citación : | CRUZ, Danielle Maia. Enfoques contra-hegemônicos e pesquisa qualitativa: desafios da avaliação em profundidade em políticas públicas. Revista Aval, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 160-173, jan./jun. 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | No século XXI, ampliam-se os debates em torno da interdisciplinaridade, chamando atenção para os usos de metodologias qualitativas em campos do conhecimento focado na mensuração de dados. Este artigo discute o lugar da pesquisa qualitativa em avaliações com enfoques contra-hegemônicos. Toma como eixo de discussão a avaliação em profundidade, problematizando alcances, limites e dilemas impostos quando se confere importância a contextos amplos e aos sentidos e significados atribuídos a política pelos sujeitos por ela contemplados. Argumenta-se que para além de compreensões de ordem epistemológica e metodológica, operacionar a avaliação em profundidade implica compromissos ético-políticos que dialogam com a efetivação de direitos no bojo da democracia, sendo este um desafio no campo da avaliação, dadas as disputas de paradigmas distintos que perpassam a ciência. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49615 |
ISSN : | 2176-9923 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_dmcruz.pdf | 3,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.