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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49100
Tipo: | Dissertação |
Título: | Oralidade dos alunos do ensino médio do CAFS: um estudo de caso |
Autor(es): | Araújo, Edmilsa Santana de |
Orientador: | Albuquerque, Luiz Botelho |
Palavras-chave: | Análise da conversação;Estudantes do ensino fundamental - Linguagem;Língua portuguesa - Português falado |
Data do documento: | 2005 |
Citação: | ARAUJO, Edmilsa Santana de. A oralidade dos alunos do ensino médio do CAFS: um estudo de caso.2005. 115f.-Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. |
Resumo: | A pesquisa trata de um estudo de caso, e analisou a oralidade dos estudantes do Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS em Floriano, Piauí. Apresenta de forma precisa as transgressões lingüísticas, diversidades, semelhanças e significações que caracterizam os discursos daqueles estudantes. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre linguagem oral, sua relação com a educação, prática e linguagem como participação social. Os sujeitos foram 30 alunos do CAFS, divididos em 3 grupos de 10 de acordo com a série em que estão matriculados. Eles assistiram a filmes, jornais televisivos, ouviram relatos, casos, músicas, canções e a seguir reproduziram oralmente em uma entrevista individual gravada. O resultado da investigação indica que as práticas de oralidade desenvolvidas na escola não estão contrbuindo para o bom desempenho da lígua oral. Os distúrbios lingüísticos encontrados foram: narrativas com seqüência indevida dos fatos, vícios de linguagem, concordância inadequada, além de marcadores conversacionais. Conclui-se que os alunos utilizam mais o código restrito que o elaborado. |
Abstract: | The research is case's study. The study analyzes the orality of students ofthe Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS in Floriano, Piauí. It presents the ligüísticas trespasses, diversities, similarities and meaning that characterize the speeches of those students. A bibliographical revision on verbal language and its relation with the education, and language as social participation was carried. The subjects were 30 pupils of the CAFS, divided in 3 groups of 10 in accordance with the series where they are registered. They had attended televising fílms and news, had heard stories, cases, musics, and songs. After that experience they were asked to verbally reproduced their impressions in a recorded individual interview. The results ofthe inquiry indicate that the pupils do not demonstrate good performance in its speeches. The linguistic problems found were: narratives with improper sequence ofthe facts, vices of language, inadequate agreement, and conversational markers. One concludes that the pupils use more the restricted code that the elaborated. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49100 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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