Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48872
Tipo: Resumo
Título: Uma proposta pedagógica utilizando o software powerpoint para o aprendizado da pilha de Daniel
Autor(es): Sousa, Rafael Nascimento
Almeida, Maria Mozarina Beserra
Fernandes, Maria de Fátima Lopes
Magalhaes, Antonio Carlos
Palavras-chave: Pilha de Daniel;Ensino médio;Power point
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUSA, Rafael Nascimento et al. Uma proposta pedagógica utilizando o software powerpoint para o aprendizado da pilha de Daniel. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: O ensino de eletroquímica sempre foi de difícil compreensão no ensino médio. Uma das tecnologias fortemente utilizadas no processo de ensino e aprendizagem é o uso de projeções com a utilização do software PowerPoint. Pode-se inferir que, uma melhor utilização do software PowerPoint maximizaria o entendimento dos alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar como a contribuição do uso do editor de slides aliado a prática experimental de química (pilha de Daniel) pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem no conteúdo de eletroquímica do 2º ano do ensino médio. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Eusébio de Queiroz, no município de Eusébio-Ceará. Foram selecionados 28 alunos de duas turmas de 45 alunos cada, contendo 14 da Turma Teste e 14 da Turma Controle. Utilizou-se o computador como recurso pedagógico no ensino de Química do 2º ano, através de sessão didática, usando um software multimídia desenvolvido e a prática experimental de produção da pilha de Daniel. Foi aplicado um teste contendo 20 questões objetivas de múltipla escolha referente ao conteúdo pilha de Daniel, este teste foi aplicado a uma amostra de 19 alunos da turma teste e 19 alunos da turma controle. Verificou-se que 75% dos alunos acreditam que sempre haverá uma melhor compreensão do conteúdo de eletroquímica através da utilização do software após a aula teórica. 20% acreditam que haverá uma melhora com certa dificuldade e 5% acredita que esta melhora ocorrerá apenas às vezes. O teste avaliativo revelou que as notas dos 19 alunos da turma teste mostraram-se melhores que os alunos da turma controle. Ao analisar a média de ambas as turmas, teste e controle, houve um ganho de 12,32% de aprendizagem, pois a média da turma teste foi 5,74 e a da turma controle foi 5,11. O uso de um software educativo como um mediador entre a aula teórica e prática pode ser uma ferramenta pedagógica complementar tão eficiente ou mais eficiente aos métodos tradicionais de ensino.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48872
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rnsousa.pdf51,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.