Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48508
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A relação professor-aluno: das intersubjetividades às influências psicossociais
Autor(es): Giffoni, Francinete Alves de Oliveira
Palavras-chave: Educação;Relação professor-aluno;Ensino
Data do documento: 1996
Instituição/Editor/Publicador: Imprensa Universitária - UFC
Citação: GIFFONI, Francinete Alves de Oliveira A relação professor-aluno: das intersubjetividades às influências psicossociais. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 11-29.
Resumo: Os egípcios estão entre os primeiros povos a despertar para a importância da arte de ensinar. Desde as primeiras casas de instrução para ensino da leitura, escrita, história dos cultos, astronomia, música e medicina, criadas por eles, até nossas escolas e universidades mais sofisticadas, não faltam mentes ocupadas com a avaliação das formas de ensinar e com a expectativa quanto aos resultados da aprendizagem. A educação envolve um antagonismo entre conservar o existente e criar um novo saber. Nesse fluir-refluir há possibilidade de evolução humana, um processo que ocorre dinâmica e inexoravelmente entre adultos e crianças, velhos e jovens, através dos tempos e, assim, o conhecimento se perpetua. Queremos enfocar aqui uma díade, cuja relação é fundamentalmente importante para que se dê a transmissão deste conhecimento: o professor e o aluno, fatores intrapsíquicos envolvidos na relação e o conjunto de forças a que estão submetidos. (...)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48508
ISBN: 0103-8346
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1996_capliv_faogiffoni.pdf11,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.