Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48160
Tipo: Resumo
Título: Curso Básico de C (CBC)
Autor(es): Tornisiello, Rodrigo
Viana, Melissa do Nascimento Rebouças
Menezes, Yago Vaz Bezerra de
Bascopé, René Pastor Torrico
Palavras-chave: Programação;C;Curso
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: TORNISIELLO, Rodrigo; et al. Curso Básico de C (CBC). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: INTRODUÇÃO. Como parte do Ciclo Básico de Engenharia, no ano de ingresso na Faculdade os estudantes têm de se familiarizar com a Programação Básica. No curso de Engenharia Elétrica esse primeiro contato com algoritmos e lógica de programação é comumente em C, linguagem de alto nível, de fácil aprendizado e grande versatilidade. Devido a maior parte das Instituições de Ensino Médio não abordar nada relacionado a programação, parte dos alunos apresenta dificuldade tanto na sintaxe quanto na lógica propriamente dita. O CBC surge para ajudar a sanar essas dúvidas. OBJETIVOS. Dar apoio aos estudantes que nunca tiveram contato com programação e algoritmo, facilitando a compreensão dos conteúdos que serão abordados durante a disciplina. METODOLOGIA. O curso é realizado em uma carga horária de dez horas divididas em cinco dias. Primeiramente, são abordados assuntos básicos da linguagem, como lógica de programação e fluxogramas. Em seguida, o conteúdo vai avançando, de acordo com o rendimento dos alunos, e elementos mais específicos da disciplina são abordados, como: sintaxe da linguagem, funções, vetores, matrizes e, por fim, ponteiros. As aulas são compostas por explicações dos professores seguidas de exercícios práticos dos alunos, pois boa parte do conteúdo requer uma série de exercícios de fixação. Por fim, para um melhor aproveitamento do curso, a última, aula é composta somente de exercícios e tira-dúvidas dos alunos. RESULTADOS. Após uma análise das notas dos alunos da disciplina de programação, turmas manhã e tarde, percebeu-se que o projeto é bastante efetivo, visto que 78,57% dos alunos que fizeram o curso ficaram acima da média da sala. Além disso, pôde-se concluir que esses alunos se destacaram na turma, elevando a média em até 0,3 pontos.CONCLUSÃO. O curso é considerado de muita importância para a graduação, pois mesmo com um espaço amostral relativamente pequeno percebeu-se grande diferença nos resultados das turmas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48160
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rtornisiello.pdf49,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.