Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48160
Type: Resumo
Title: Curso Básico de C (CBC)
Authors: Tornisiello, Rodrigo
Viana, Melissa do Nascimento Rebouças
Menezes, Yago Vaz Bezerra de
Bascopé, René Pastor Torrico
Keywords: Programação;C;Curso
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: TORNISIELLO, Rodrigo; et al. Curso Básico de C (CBC). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: INTRODUÇÃO. Como parte do Ciclo Básico de Engenharia, no ano de ingresso na Faculdade os estudantes têm de se familiarizar com a Programação Básica. No curso de Engenharia Elétrica esse primeiro contato com algoritmos e lógica de programação é comumente em C, linguagem de alto nível, de fácil aprendizado e grande versatilidade. Devido a maior parte das Instituições de Ensino Médio não abordar nada relacionado a programação, parte dos alunos apresenta dificuldade tanto na sintaxe quanto na lógica propriamente dita. O CBC surge para ajudar a sanar essas dúvidas. OBJETIVOS. Dar apoio aos estudantes que nunca tiveram contato com programação e algoritmo, facilitando a compreensão dos conteúdos que serão abordados durante a disciplina. METODOLOGIA. O curso é realizado em uma carga horária de dez horas divididas em cinco dias. Primeiramente, são abordados assuntos básicos da linguagem, como lógica de programação e fluxogramas. Em seguida, o conteúdo vai avançando, de acordo com o rendimento dos alunos, e elementos mais específicos da disciplina são abordados, como: sintaxe da linguagem, funções, vetores, matrizes e, por fim, ponteiros. As aulas são compostas por explicações dos professores seguidas de exercícios práticos dos alunos, pois boa parte do conteúdo requer uma série de exercícios de fixação. Por fim, para um melhor aproveitamento do curso, a última, aula é composta somente de exercícios e tira-dúvidas dos alunos. RESULTADOS. Após uma análise das notas dos alunos da disciplina de programação, turmas manhã e tarde, percebeu-se que o projeto é bastante efetivo, visto que 78,57% dos alunos que fizeram o curso ficaram acima da média da sala. Além disso, pôde-se concluir que esses alunos se destacaram na turma, elevando a média em até 0,3 pontos.CONCLUSÃO. O curso é considerado de muita importância para a graduação, pois mesmo com um espaço amostral relativamente pequeno percebeu-se grande diferença nos resultados das turmas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48160
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_rtornisiello.pdf49,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.