Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47382
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais |
Autor(es): | Magalhães, Elisângela Bezerra Brandão, Jorge Carvalho |
Palavras-chave: | Acesso á Educação;Processo de Ensino-Aprendizagem;Comunicação Alternativa;Estudantes com deficiência visual |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora Mercado de Letras |
Citação: | MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 79-101. |
Resumo: | Um grupo de crianças entre sete e dez anos de idade, algumas com deficiência visual, uma indagação surpreendeu-me: como é que um cisne nasce de uma pata? E não parou por aí! Outra criança perguntou se o lobo do "chapeuzinho vermelho" era o mesmo lobo dos "três porquinhos". Um dos objetivos do ato de contar histórias para o referido grupo era introduzir noções de raciocínio lógico e matemático, conforme Brandão, Magalhães e Bastos (2014). Estando essas crianças incluídas em salas de ensino regular, ressalta-se que a escola atual tem o papel de preparar e instruir, norteando os indivíduos que a frequentam estarem aptos a viver e trabalhar com todas as tecnologias existentes e que a cada dia surgem (Libâneo, Oliveira e Toschi 2005).[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47382 |
ISBN: | 978-85-7591-562-2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_capliv_ebmagalhaesjcbrandao.pdf | 10,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.