Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47332
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A integração entre a formação geral e a formação profissional: desafios e perspectivas
Autor(es): Cardozo, Maria José Pires Barros
Palavras-chave: Ensino Médio;Educação profissional;Reforma do Ensino Médio;Integração na educação
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: CARDOZO, Maria José Pires Barros. A integração entre a formação geral e a formação profissional: desafios e perspectivas. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 221-235.
Resumo: O presente capítulo aborda algumas questões acerca da integração entre o Ensino Médio e a Educação Profissional de nível técnico, a partir de estudos que estamos desenvolvendo para a concretização de nossa tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. As análises aqui apresentadas, decorrem de pesquisa documental e de entrevistas com técnicos da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, nas quais procuramos investigar os aspectos mais relevantes sobre a reforma do Ensino Médio e coletar dados sobre a experiência de integração entre esse grau e a Educação Profissional de nível técnico. As inferências que apontamos são provisórias, mas indicam algumas conclusões a que chegaremos à respeito da questão abordada, tendo como base as transformações no mudo trabalho, os limites e as possibilidades de construir uma educação unitária no contexto da sociedade capitalista.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47332
ISBN: 978-85-7282-234-3
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_capliv_mjpbcardozo.pdf7,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.