Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47157
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A geometria como ferramenta na compreensão do cálculo de potências
Título em inglês: Geometry as a tool in understanding power calculation
Autor(es): Moreira, Andrisa
Jelinek, Karin Ritter
Palavras-chave: Geometria;Ensino & aprendizagem;Teoria do potencial (Matemática)
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Moreira, Andrisa; JELINEK, Karin Ritter. A geometria como ferramenta na compreensão do cálculo de potências. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 9-21, maio/ago. 2019.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo principal relatar uma investigação sobre o uso da geometria como ferramenta na compreensão do cálculo de potências de expoente dois e três. No decorrer deste artigo, realizou-se o relato de uma oficina desenvolvida com alunos do 8.º ano do ensino fundamental utilizando uma proposta de contextualização do cálculo de potências através da geometria. Ao término da oficina, foi aplicado um questionário para os alunos. Nele, observou-se que a maioria da turma acreditava ter compreendido melhor o cálculo de potências por meio da representação geométrica. Por intermédio da oficina e dos questionários, percebeu-se que a apresentação da potenciação sob a ótica da geometria propicia ao aluno explorar e interagir com o objeto de estudo gerando uma aprendizagem mais significativa.
Abstract: The main goal of this paper is to investigate the use of geometry as a tool in the comprehension of power’s calculation of two and three. During the study a workshop was developed with students from the 8th year of Elementary School, using a proposal of contextualization of the power’s calculation through geometry. At the end of the workshop, a questionnaire was applied and it was observed that the most of the class believed to have a better understanding of power’s calculation, through the geometric representation. Through the workshop and the questionnaires, it was realized that the presentation of potentiation through geometry allows the student to explore and interact with the study object, making it a meaningful learning process.
Resumen: El presente artículo tiene como objetivo principal relatar una investigación sobre el uso de la geometría como herramienta en la comprensión del cálculo de potencias de exponente dos y tres. En el transcurso de este artículo se realizó el relato de un taller desarrollado con alumnos del 8º año de una Escuela Primaria utilizando una propuesta de contextualización del cálculo de potencias a través de la geometría. Al término del taller se aplicó un cuestionario para los alumnos, en el que se observó que la mayoría del grupo cree haber comprendido mejor el cálculo de potencias, a través de la representación geométrica. Por medio del taller y de los cuestionarios se percibió que la presentación de la potenciación a través de la óptica de la geometría propicia al alumno la exploración y la interacción con el objeto de estudio generando un aprendizaje más significativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47157
ISSN: 0102-1117 (Impresso)
2526-0847 (Online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_amoreira.pdf327,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.