Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46306
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A linguagem simbólica em “A barca dos homens”, de Autran
Autor(es): Canilha, Samla Borges
Palavras-chave: Literatura;Simbolismo;Ricoeur, Paul, 1913-2005
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: CANILHA, Samla Borges. A linguagem simbólica em “A barca dos homens”, de Autran. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 15, p. 42-56, jan./mar. 2019.
Resumo: Neste artigo, procuramos analisar o romance A barca dos homens (1961), do escritor brasileiro Autran Dourado, a partir da teoria hermenêutica do filósofo francês Paul Ricouer. Para tanto, realizamos a análise da narrativa a partir das ideias contidas no livro Teoria da interpretação e no capítulo “Tempo e narrativa: a tripla mímesis” do primeiro volume de Tempo e narrativa. O objetivo é, com isso, mostrar como os três níveis miméticos sugeridos pelo filósofo são necessários para a compreensão crítica do romance escolhido: deve-se considerar o que é aproveitado do repertório do autor (mímesis I); deve-se pensar a linguagem simbólica utilizada na construção do texto (mímesis II) – em especial, neste caso, as metáforas e o jogo de oposições utilizados, que determinam a estrutura do romance e a caracterização de personagens e do espaço diegético; e, por fim, deve- considerar também o repertório e as condições de leitura do leitor (mímesis III), pois toda a simbologia presente no romance só contribui para a sua significação se o leitor é capaz de identificá-la.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46306
ISSN: 1980 4571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_sbcanilha.pdf545,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.