Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46098
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Na garupa da cidade: Os 12 trabalhos e Bicicletas de Pequim |
Autor(es): | Mello, Cecília |
Palavras-chave: | Cinema e arte;Movimento cultural;Espaço urbano |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC |
Citação: | MELLO, Cecília. Na garupa da cidade: Os 12 trabalhos e Bicicletas de Pequim. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 1, p. 75-102, 2014. |
Resumo: | Esse artigo parte do movimento do cinema através da cidade para sugerir uma análise comparativa entre os filmes Os 12 trabalhos (Ricardo Elias, 2006) e Bicicletas de Pequim (Shi qi sui de dan che, Wang Xiaoshuai, 2001). Ambos empregam uma prática espacial sobre duas rodas, desvelando o espaço urbano real a partir de um personagem masculino que atravessa São Paulo e Pequim em uma motocicleta e em uma bicicleta, respectivamente. Além disso, esses filmes são unidos por um “estilo móvel” ou “em movimento” que parece emanar do próprio espaço urbano no qual se inserem. Ao se deslocarem através da cidade, movidos pelo trabalho, esses personagens criam trajetórias diversas, frequentemente pontuadas por encontros inesperados. A prática espacial é aqui indissociável do veículo no qual os personagens se deslocam. Com isso, a mobilidade e o mapeamento das cidades ganha um certo grau de velocidade e improviso – qualidades relacionadas aos veículos sobre duas rodas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46098 |
ISSN: | 2179 9938 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_cmello.pdf | 895,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.