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Title in Portuguese: A accountability educacional – arquétipo do estado gerencial e avaliador: os (des)caminhos da democracia e a preservação do establishment
Author: Menezes, Hermeson Claudio Mendonça
Advisor(s): Zientarski, Clarice
Keywords: Accountability
Estado Gerencial-Avaliador
Democracia
Issue Date: 2019
Citation: MENEZES, Hermeson Claudio Mendonça. A accountability educacional – arquétipo do estado gerencial e avaliador: os (des)caminhos da democracia e a preservação do establishment. 2019. 388f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2019.
Abstract in Portuguese: A presente dissertação se materializa no estudo sobre a accountability educacional enquanto arquétipo do Estado Gerencial-Avaliador e como este mecanismo é adotado, ressignificado e replicado na conjuntura dos (des)caminhos da democracia como um instrumento para a preservação do establishment. Nesses meandros analíticos, o conceito de accountability, em geral polis­sêmico, vai passando por um intenso escrutínio com o intuito de enriquecer o debate sobre ele, compreendendo que todo pesquisador é um sujeito-histórico com valores e interesses específicos, inexistindo a neutralidade científica, o que resultou na aproximação com a teoria materialista histórico-dialética, e no que concerne à metodologia, o trabalho centra-se na pesquisa documental-bibliográfica e na análise de conteúdo. Em decorrência desse enfoque, desenvolve-se na dissertação um intenso debate em torno da conceituação e categorização da accountability, como seus dispositivos constituidores – responsabilização, prestação de contas e avaliação – se conectam, em um processo histórico (sociocultural e político-econômico), no campo do controle do poder e, mais especificamente, no controle social. Ao analisar a accountability educacional na dialeticidade histórica, considerando as contradições das políticas educacionais e projetos de modernização sob a égide do capital, traça-se um percurso cuja tessitura envolve uma investigação sobre a democracia e o Estado Gerencial-Avaliador, considerando-os balizas para a implantação das políticas educacionais a serem justificadas pela accountability educacional, em íntima simbiose com preceitos econômicos da normatividade neoliberal e da Teoria do Capital Humano. A accountability educacional, ao caminhar a pari passu com estes elementos viabiliza o jogo de interesses político-econômicos dos grupos hegemônicos (internacionais, nacionais e locais), moldando a democracia como instrumento de consolidação da ordem excludente. Conclui-se com isso que a accountability enquadra-se no rol dos mecanismos que contribuem para a reprodução das condições de produção do modo de produção capitalista, colocando-se como peça fundamental para a manutenção do establishment da atual ordem de coesão social.
Abstract: This dissertation is materialized in the study of educational accountability as an archetype of the State Manager-Evaluator and how this mechanism is adopted, re-signified and replicated in the conjuncture of the (dis) ways of democracy as an instrument for the preservation of the establishment. In these analytical meanders, the concept of accountability, which is usually polysemic, is under intense scrutiny, with the aim of enriching the debate about it, understanding that every researcher is a historical subject with specific values ​​and interests, lacking scientific neutrality , which resulted in the approach to the historical-dialectical materialist theory, and as far as methodology is concerned, the work focuses on documentary-bibliographic research and content analysis. As a result of this approach, the dissertation develops an intense debate about the conceptualization and categorization of accountability, as its constituent devices - accountability, accountability and evaluation - connect in a historical (sociocultural and political-economic) process, in the field of power control and, more specifically, in social control. In analyzing educational accountability in historical dialeticity, considering the contradictions of educational policies and modernization projects under the aegis of capital, a course is traced whose structure involves an investigation of democracy and the Managerial-Evaluator State, considering them beacons for the implementation of educational policies to be justified by educational accountability, in close symbiosis with economic precepts of neoliberal normativity and Human Capital Theory. The educational accountability, when walking pari passu with these elements, makes possible the play of political-economic interests of the hegemonic groups (international and local), shaping democracy as an instrument of consolidation of the exclusionary order. It concludes that accountability falls within the role of the mechanisms that contribute to the reproduction of the conditions of production of the capitalist mode of production, being a fundamental part for the maintenance of the current order of social cohesion.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46019
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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