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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45760
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Educação, ética e cidadania |
Autor(es): | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Palavras-chave: | Ética;Educação;Cidadania;Moral |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Educação, ética e cidadania. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza. Edições UFC. p. 36-50. |
Resumo: | Para definir a ética em poucas palavras, poderíamos apresentá-la como a arte ou a experiência de viver e realizar o bem. Retornando ao melhor da tradição grega, tratava-se de viver para conhecer e praticar a virtude. E viver em harmonia conosco mesmos, com os outros, com a natureza e com o cosmos - ou com o universo, ou com Deus, como preferirmos denominar. Nunca nos esquecendo de que é indispensável não apenas falar ou pensar, mas agir eticamente - princípio da coerência -, e respeitar costumes e atitudes de outros povos e culturas em seus contextos e tradições históricas - princípio da reciprocidade. Para alguns autores, ética e moral são expressões que significam a mesma coisa. Para outros, a ética representaria os grandes princípios gerais que norteiam as nossas vidas: - como o amar ao próximo como a si mesmo da tradição cristã. Desse modo, a norma moral seria a realização dos princípios práticos para viver e aplicar as exigências da ética aos desafios do dia-a-dia: - como o não roubar, o não matar, ou o respeitar as antigas gerações. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45760 |
ISBN: | 978-85-7282-389-0 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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