Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45509
Title in Portuguese: Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição
Author: Albuquerque, Luiz Botelho
Keywords: Educação
Currículos
Diversidade
Issue Date: 2005
Publisher: Editora UFC
Citation: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. 534p.
Abstract in Portuguese: O livro Currículos contemporâneos: formação, di­versidade cultural e identidades em transição é resultado de nosso trabalho coletivo no Núcleo de Educação, Currí­culo e Ensino (NECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira,da Faculdade de Educação da Univer­sidade Federal do Ceará. Apresentar este trabalho coletivo é seguramente uma honra, mas é também um cometimento temerário, pois é uma tarefa muito superior à capacidade do apresentador articular o conjunto da produção e resumir em poucas pala­vras a enorme riqueza da diversidade dos 29 textos que aqui vão a público. Ressalvada essa limitação, ouso dizer que o que unifica esse empreendimento é a complexidade mesma de nosso tempo, e a diversidade dos desafios que lhe são característicos. A instituição educativa é tensionada a seus limites, cobrada, negada, exaltada,execrada, e nós, seus agentes, nos percebemos em meio a esse maravilhoso turbilhão. Somo chamados a abandonar as velhas certezas pois nos dizem que "já não há porto seguro e, futuro, já não tem mais" ainda que formar pessoas através da Educa­ção é um projeto que implica compromisso com alguma das alternativas de futuro que se nos apresentam. [...] Os trabalhos aqui transcritos evidenciam o incremen­to na dinâmica das mudanças na sociedade e na cultura, bem como o crescimento de seu impacto nas práticas esco­ lares, pedagógicas e decisões curriculares. Eles permitem compreender a articulação entre questões técnicas, logísticas, epistemológicas e as questões ético-políticas. Estas últimas retomando a primazia que modelos perversos de organiza­ção da vida social lhes havia negado no passado. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45509
metadata.dc.type: Livro
ISBN: 85 7282 188 0
Appears in Collections:FACED - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_liv_lbalbuquerque.pdf114,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.