Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45288
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A rua, o palco, a vida: uma experiência formativa pedagógica |
Autor(es): | Sales, Ana Flávia Oliveira Barra, Tiago Bruno Areal |
Palavras-chave: | Formação;Resiliência;Educação |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | SALES, Ana Flávia Oliveira; BARRA, Tiago Bruno Areal. A rua, o palco, a vida: uma experiência formativa pedagógica. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 988-998. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como premissa dialogar sobre o processo formativo vivenciado pelos sujeitos pertencentes à Companhia de Dança Estrelas da Rua (Brasil, 1998; Salomé, 2014), destacando aspectos ligados à construção da resiliência em seu processo formativo (Macedo, 2014; Freire, 2006). A Companhia de Dança Estrelas da Rua (Josso, 2002; Melillo & Ojeda, 2005) atua na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, onde os seus sujeitos participantes habitam áreas urbanas periféricas da cidade. Em seu percurso dialógico, dentro da perspectiva formativa, tais sujeitos foram apresentados à companhia através da participação no Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) do Ceará, grupo findante para que o processo de consciência crítica dos sujeitos tenha sido desenvolvido de maneira qualitativa em suas vivências cotidianas (Antunes, 2011; Barra, 2015; Romans, 2003). Como percurso metodológico, constitui-se como pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se da observação participante e de entrevista semiestruturada como ferramentas metodológicas coesas para o alcance dos objetivos traçados (Bogdan & Biklen, 1994; Flick, 2009; Groulx, 2010). Com tudo, conclui-se ao fim da trajetória da pesquisa que a Cia. de Dança investigada incide de maneira qualitativa no processo de construção da resiliência, como também, no percurso formativo de vida dos sujeitos que a compõem, tendo, consequentemente, contribuído para a formação de sujeitos que possuem o pensamento crítico coesos com o entorno social que os cercam. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45288 |
ISSN: | 2447 2085 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_afosales.pdf | 345,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.