Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45128
Tipo: Artigo de Evento
Título: Questões de gênero: intercessão entre formação docente e legislação educacional
Autor(es): Freitas, Ana Célia Sousa
Fontenele, Inambê Sales
Almeida, Nadja Rinelle Oliveira de
Palavras-chave: Gênero;Educação;Professor
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: FREITAS, Ana Célia Sousa; FONTENELE, Inambê Sales; ALMEIDA, Nadja Rinelle Oliveira de. Questões de gênero: intercessão entre formação docente e legislação educacional. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 324-334.
Resumo: As questões de gênero na escola têm se configurado como um dos grandes desafios para os professores, já que, a escola se configura como um local de diversos conhecimentos, comportamentos e modos de ser e estar variados para se pensar os modos de ser e de estar no mundo. Nesse sentido, o trabalho busca compreender por meio do olhar das professoras do Ensino Fundamental, como acontece a formação das mesmas no tocante as questões de gênero para que tenham condições de contribuir e esclarecer situações de preconceito e intolerância que ocorrem entre seus/suas alunos/as e na sociedade, como as manifestações homofóbicas. Teoricamente nos fundamentamos nos seguintes autores e documentos: BRASIL (1996), BRASIL (1997), Louro (2003), Joca (2008), Carvalho e Vargas (2010), Weller e Da Paz (2011) dentre outros. Realizamos uma abordagem metodológica qualitativa de caráter exploratório e de campo. Tivemos como sujeitos da pesquisa docentes de uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza, no Ceará. Ao analisar os resultados percebemos que o ambiente escolar se caracteriza como um espaço onde crianças e jovens passam a maior parte do seu tempo e que por isto mesmo é um ambiente propicio de aprendizagem que tanto pode difundir informações e conhecimentos como ser cooperadores e propagadores de posturas discriminatórias. De acordo com o relato das professoras há uma certa dificuldade em trabalhar as questões de gênero e diversidade na sala de aula, por conta do próprio ambiente não propiciar abertura para as discussões sobre esta temática. Observando o ambiente escolar, o relato das professoras em relação as suas formações inicias e continuadas e as suas percepções e posturas em relação as questões de gênero, concluímos que apesar dos avanços legais, muito ainda precisa acontecer e ser ofertado as/aos professores/as para conseguirmos ver brotar mudanças significativas em relação às questões de gênero na escola.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45128
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_acsfreitas.pdf348,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.