Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45094
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Formação docente e pesquisa na EJA: percepções e desafios |
Autor(es): | Mota, Antônia Celma de Sousa Freitas, Ana Célia Sousa Silva, Camilla Rocha da |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos;Educação;Gestão e avaliação da educação pública |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | MOTA, Antônia Celma de Sousa; FREITAS, Ana Célia Sousa; SILVA, Camilla Rocha da. Formação docente e pesquisa na EJA: percepções e desafios. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 222-232. |
Resumo: | O presente artigo traz a visão dos pontos observados no Estágio Supervisionado da disciplina de Fundamentos e Métodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste artigo apresentamos a nossa percepção, a partir da observação realizada, sobre os desafios enfrentados cotidianamente pelos professores(as) e estudantes da EJA, durante o processo das atividades educacionais desenvolvidas pelos mesmos. Ao buscar entender e refletir sobre essas pessoas que, por um motivo ou outro tiveram que adiar seus estudos ou abandoná-los de vez, foi que sentimos a necessidade e tivemos como objetivo conhecer mais de perto as questões que implicam a EJA, na intenção de ampliar nossa visão e conhecimento a respeito da referida modalidade. Além disso, a temática nos causou certa curiosidade, no sentido de buscar conhecer os diferentes motivos que levam esses jovens e adultos a reingressarem na escola depois de tempos fora da mesma. A abordagem dessa pesquisa é de caráter qualitativo, pois a mesma nos auxilia na análise da realidade, nos levando mais próximo dos sujeitos investigados. Realizamos as observações nas turmas de EJA I, II e III em uma escola da rede pública de ensino de Fortaleza - CE. Além das observações, para coletar dados para a pesquisa, realizamos entrevistas semiestruturadas com membros do corpo gestor da escola, com alguns(mas) professores(as) e, também, com alguns(mas) estudantes. A realização desse trabalho nos possibilitou conhecer melhor a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos fazendo refletir sobre as observações que fizemos e os diálogos que tivemos e pudemos entender um pouco como ela acontece nos espaços educacionais da rede municipal de ensino de Fortaleza. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45094 |
ISSN: | 2447 2085 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_acsmota.pdf | 347,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.