Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44662
Tipo: Artigo de Evento
Título: A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE)
Autor(es): Sombra, Daniel Nascimento
Barbosa, Emerson da Silva
Palavras-chave: Educação musical;Condições de trabalho;Condições do trabalho docente;Experiência de magistério;Experiência de trabalho
Data do documento: 2016
Citação: SOMBRA, Daniel Nascimento; BARBOSA, Emerson da Silva. A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE). In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016.
Resumo: O artigo apresenta em seu contexto duas realidades desenvolvidas no município de Caucaia pelos autores nomeados mediante o concurso público de edital Nº 001/2009 no cargo de “Professor de Educação Básica Classe C – Música”, abordando ações que vão além da capacitação formal de um educador musical tendo em vista os desafios a serem transpostos através de reflexões, planejamentos e ações inovadoras para o desenvolvimento de uma atuação pedagógica nesta nova realidade do ensino de música no Brasil. Utilizando-se do imbricado de situações vivenciadas por estes autores nas Escolas onde lecionam e no diálogo cotidiano junto à Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Caucaia e entre os demais professores de música dessa Cidade, revelando-se questionamentos sobre a heterogeneidade pedagógica e suas motivações. O escopo deste trabalho é analisar duas realidades, suas atividades e vivências desenvolvidas no município de Caucaia pelos professores de música através de estudo de caso. Ao final, almeja-se fazer um paralelo entre as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e as condições oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, pela realidade ímpar de cada escola e de cada aluno, pesquisando sobre a conexão entre o pensar pedagógico e as condições oferecidas pela gestão escolar e municipal e pelas situações vivenciadas na sala de aula, nas escolas e na comunidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44662
ISSN: 2318-664X
Aparece nas coleções:PPGARTES - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_dnsombra.pdf293,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.