Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44337
Tipo: | TCC |
Título: | Projeto de formação de leitores: Análise de uma experiência em uma escola particular de Fortaleza |
Autor(es): | Tsunoda, Danielli |
Orientador: | Gomes, Adriana Leite Limaverde |
Palavras-chave: | Leitura;Leitura - Desenvolvimento;Educação Infantil |
Data do documento: | 2010 |
Citação: | TSUNODA, D. Projeto de formação de leitores: Análise de uma experiência em uma escola particular de Fortaleza. 2010. 52 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Estudos Especializados, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Resumo: | O presente trabalho objetiva descrever o Projeto de Formação de Leitores realizado em uma escola particular de Fortaleza, e analisar os resultados obtidos a partir dessa experiência desenvolvida. Com relação ao processo ensino-aprendizagem, a análise do trabalho foi embasada na teoria sócio-histórica de Vygotsky. A abordagem de Vygotsky entende que o processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito com o meio em que vive. Esse pressuposto foi adotado na hipótese de que, através das atividades de língua portuguesa elaboradas e desenvolvidas em meio às atividades lúdicas (desenhos, leituras, encenação das fábulas, etc) do Projeto de Formação de Leitores, as crianças possam avançar no processo de aquisição de leitura e escrita. Participaram deste estudo quatro professores e seis alunos envolvidos no projeto mencionado. A pesquisa de campo consistiu na aplicação de entrevistas com os sujeitos participantes. Os resultados indicaram que o Projeto permitiu aos alunos ampliarem o desenvolvimento criativo e reflexivo, este último em relação à moral das fábulas e a relação com a nossa vida. Verificou-se ainda que as crianças que entraram em contato com o projeto de formação de leitores puderam modificar seus conhecimentos anteriores, dando um passo maior em relação à leitura e à escrita. Foi observado que as crianças se engajaram no processo de conhecimento e de criação. Os dados evidenciaram que os professores envolvidos no Projeto de Formação de Leitores mostraram uma postura positiva, adquiriram competências que possibilitaram uma aprendizagem reflexiva de seu aluno, assim como uma açãoreflexão de sua prática. Diante desse estudo, pode-se entender como o envolvimento com projetos de leitura levam as crianças a melhorar sua leitura e sua escrita, a importância da interação, não só com os gêneros textuais, mas com as outras crianças que levaram ao aprimoramento da leitura e da escrita, proporcionando o crescimento qualitativo das produções literárias. A realização deste estudo propiciou um bom momento para reflexão acerca da importância dos projetos de formação de leitores. |
Abstract: | This paper aims to describe the Training Project players performed in a private school in Fortaleza, and analyze the results obtained from this experiment developed. Regarding the teaching-learning process, the analysis of the study was based on socio-historical theory of Vygotsky. The approach of Vygotsky believes the process of knowledge construction occurs through the subject's interaction with the environment in which they live. This assumption was adopted on the assumption that, through the activities of the Portuguese language and developed among the recreational activities (drawing, reading, staging of fairy tales, etc.) of the Education Project Readers, children can go through the process of acquiring reading and writing. The study included four teachers and ten students involved in the project mentioned. The fieldwork consisted of interviews with the participants. The results indicated that the project allowed students to expand the creative development and reflective, the latter in relation to moral fables and the relationship with our lives. It was also found that children who come into contact with the project for educating readers might modify their previous knowledge, one step higher than the reading and writing. It was shown that children engaged in the process of knowledge and creation. The data showed that even the teachers involved in Education Project Readers have shown a positive attitude, have acquired skills that enabled a reflective learning of their students, as well as an action-reflection of their practice. Given this study, we can better understand how the involvement with reading projects take children improve their reading and writing as well as the importance of interaction not only with the genres, but with other children that led to the improvement of reading and writing, providing the improvement of literary productions. This study provided a good moment for reflection about the importance of the Project of Training of Readers. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44337 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_dtsunoda.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.