Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44272
Tipo: Artigo de Evento
Título: IFÁ um sistema binário de divinação
Autor(es): Delfino, Jair
Cunha Júnior, Henrique Antunes
Silva, Samia Paula dos Santos
Medeiros, Jarles Lopes de
Palavras-chave: Ensino de Matemática;Educação no Campo;Formação Continuada do Professor;Iorubá (Povo africano) - cultura;Divindades iorubás;Ifá (Divindade iorubá);Memorização;Raízes da Educação Brasileira
Data do documento: 2015
Citação: DELFINO, Jair; CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes; SILVA, Samia Paula dos Santos; MEDEIROS, Jarles Lopes de. IFÁ um sistema binário de divinação. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 3-4 dez. 2015, Caruaru – PE. Anais... PE: GPEMCE – UFPE, 2015. p. 93-97.
Resumo: O tema em questão trata da tradição africana conhecida por grande parte da África principalmente pelos povos nigerianos. Ifá é tido dentro da tradição como um sistema de divinação, ou seja, um sistema religioso de comunicação divina que milenarmente é transmitido através da cultura oral. O mesmo é um tratado filosófico de relação física com o metafísico e desta forma se tornou o meio social de vida atrelado a tudo que se remete a criação do divino e por meio desta o divino se faz presente na natureza. Por mais de 3000 anos AC esta tradição vem sendo difundida e foi herdada do povo egípcio; a mesma não é uma forma primitiva de pensar e sim uma ciência avançada que liga a filosofia através de mitos e parábolas com o que hoje é chamado por nós de sistema binário o mesmo que nos deu a ciência e tecnologia do computador. Ademais a tradição do Ifá cultiva a memória e desenvolve a mesma onde todo iniciado nesta ciência memorizará os 1600 versos e todos os aprendizados, afim de que se, adquira a consagração de pai do segredo (Babalawó). A tradição do Ifá é ciência, religião e meio social que agrega conhecimento de identidade e difunde dentro da educação novas formas de cognição. Essa tradição é também uma a episteme que traz a lógica do pensar binário para o corpo da educação que a cada dia está distante da arte de memorizar como conceito de valor (Axiologia) dando lugar para memória artificial do computador.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44272
ISBN: 978-85-63823-05-2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_jdelfino.pdf640,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.