Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44243
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus |
Autor(es): | Lopes, Paulo Rodrigo Soares |
Palavras-chave: | Cinema e transnacionalismo;Cidade de Deus (Filme);Meirelles, Fernando, 1955- |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | Intercom |
Citação: | LOPES, Paulo Rodrigo Soares. Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2-6 set. 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011. |
Resumo: | Traçando um retrospecto histórico para a compreensão da conjuntura política em que surgiu o cinema de retomada no Brasil, o presente artigo tem o intuito de apontar momentos de produção cinematográfica que explicitam como o cinema nacional contemporâneo tem em seu cerne práticas que antes foram exclusivamente da Publicidade ou Televisão. Para tanto, é tomado como referência de análise o filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, lançado em 2002, para ilustrar quais técnicas publicitárias são apropriadas pelo cinema com a chegada de profissionais da Publicidade no âmbito cinematográfico, constituindo assim a estética pós-moderna. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44243 |
ISSN: | 2175 4683 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_prslopes.pdf | 253,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.