Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock
Autor(es): Gomes, Eduardo Rodrigues
Pretto, Fabrício
Schorr, Maria Claudete
Palavras-chave: Algoritmos - reprovação e evasão - cursos de computação;HelpBlock - ferramenta - programação visual
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFSCar
Citação: GOMES, Eduardo Rodrigues; PRETTO, Fabrício; SCHORR, Maria Claudete. Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 560-568.
Resumo: Os índices de reprovação e evasão nos cursos de computação estão relacionados principalmente às dificuldades de aprendizagem de algoritmos e programação. As ferramentas visuais têm sido uma alternativa, pois permitem ao estudante estruturar a solução de maneira macro, dispensando detalhes técnicos irrelevantes em sua primeira abordagem. Com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de algoritmos, desenvolveu-se a ferramenta HelpBlock para programação visual. A ferramenta foi testada com 23 estudantes de uma turma de Algoritmos e Programação de uma IES do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstraram melhora significativa na construção das soluções algorítmicas e maior motivação dos estudantes.
Abstract: The rates of disapproval and evasion on computing courses are mainly related to learning difficulties in algorithm and programming. The visual tools have been an alternative that allows students create a structure of solution in a macro way, dismissing technical details irrelevant in it first approach. In order to support the learning process of algorithms was developed a visual programming tool called HelpBlock. The tool was validated with 23 students of an Algorithm and Programming class in a Higher Education Institution of Rio Grande do Sul. The outcomes showed a significant improvement during the construction of algorithmic solutions and greater students motivation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045
ISSN: 2316 8889
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_ergomes.pdf512,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.