Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44038
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Considerando a motivação dos estudantes em experiências de ensino-aprendizagem de computação
Autor(es): Santana, Bianca L.
Araújo, Luis Gustavo J.
Bittencourt, Roberto A.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem - motivação de estudantes;Modelo ARCS - apelo motivacional;Modelo ARCS - processo de ensino-aprendizagem de computação
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFSCar
Citação: SANTANA, Bianca L.; ARAÚJO, Luis Gustavo J.; BITTENCOURT, Roberto A. Considerando a motivação dos estudantes em experiências de ensino-aprendizagem de computação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 500-509.
Resumo: Diversos trabalhos em aprendizagem de programação investigam dificuldades de aprendizagem, mensuram competências aprendidas ou apresentam novas abordagens de ensino, mas pouco se investiga sobre a motivação dos estudantes para adquirir estas competências ou como eles encaram as dificuldades no decorrer destas abordagens. Motivação é difícil de se investigar por ser abstrato e particular a cada estudante, já que cada um possui objetivos diferentes ao aprender algo. Por outro lado, diversas teorias e modelos podem ser utilizadas para projetar ou avaliar experiências de aprendizagem sob o ponto de vista da motivação. Um destes e o Modelo ARCS, que inclui estrategias para aumentar o apelo motivacional da instrução. Instrumentos validados de avaliação baseados no Modelo ARCS podem ser utilizados em uma ampla variedade de formatos de cursos. Neste trabalho, apresentamos conceitos e reflexões sobre motivação, em especial sobre o Modelo ARCS e suas bases teóricas. Ilustramos o uso destes conceitos e modelo a partir de nossos trabalhos prévios. Buscamos incentivar a comunidade a considerar a motivação no design e avaliação do processo de ensino-aprendizagem de computação.
Abstract: Several papers on programming learning investigate learning difficulties, measure learned skills, or present new teaching approaches, but little is investigated on student motivation to acquire these skills or how they face difficulties in these approaches. Motivation is hard to investigate because it is abstract and particular to each student, since each person has different goals when learning. On the other hand, several theories and models can be used to design and evaluate learning experiences from the point of view of motivation. One of these is the ARCS Model, which includes sets of strategies to increase the motivational appeal of instruction. Validated ARCS-based assessment tools can be used in a wide variety of courses. In this work, we present concepts and reflections on motivation, especially on the ARCS model and its theoretical bases. We illustrate the use of these concepts and models from our previous work. We seek to encourage the community to consider motivation in the design and evaluation of the teaching-learning process in computing.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44038
ISSN: 2316 8889
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_blsantana.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.