Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43653
Title in Portuguese: Abordagem de avaliação da qualidade de sistemas educacionais baseados em Web Semântica
Author: Lopes, Aparecida Maria Zem
Isotani, Seiji
Keywords: Os sistemas educacionais baseados em Web Semântica (SWBES)
Os sistemas educacionais baseados em Web Semântica (SWBES) - Compartilhamento de recursos educacionais
Os sistemas educacionais baseados em Web Semântica (SWBES) - Qualidade no ensino
Issue Date: 2019
Publisher: SBC
Citation: LOPES, Aparecida Maria Zem; ISOTANI, Seiji. Abordagem de avaliação da qualidade de sistemas educacionais baseados em Web Semântica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 12-21.
Abstract in Portuguese: Os sistemas educacionais baseados em Web Semântica (SWBES) são plataformas desenvolvidas para resolver diversos problemas enfrentados pelos usuários, relacionados à busca, compartilhamento e reuso de recursos educacionais. Garantir a qualidade desses sistemas exige conhecimento sobre tecnologias em diferentes áreas do conhecimento. Não existe, até o momento, um modelo para avaliar SWBES e, por isso, foi desenvolvida uma abordagem para avaliação de qualidade que considera sua multidisciplinaridade. Este trabalho objetiva apresentar a abordagem e sua avaliação, por meio de estudos de caso. Os resultados mostraram que é adequada, principalmente por integrar os principais critérios de qualidade num único instrumento
Abstract: Semantic Web-based educational systems (SWBES) are Web-based educational platforms designed to solve several problems faced by users, such as difficulties related to searching, sharing and reuse of educational resources. Ensuring the quality of these systems requires knowledge about technologies in different knowledge' areas. So far, there is no model for evaluating SWBES and, so, we have developed an approach to quality assessment that considers its multidisciplinary. This study aimed to present the approach and its evaluation, through case studies. The results showed that it is adequate, mainly for integrating the main quality criteria in a single instrument.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43653
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_amzlopes.pdf687,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.