Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401
Title in Portuguese: Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.
Author: Moita, Aline Maria Loureiro Muniz
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Keywords: Crítica da Educação
Currículo
Escolarização
Teoria Crítica da Cultura
Giroux, Henry, 1943-
Educador - Estados Unidos
Influência do Professor
Issue Date: 2013
Publisher: Edições UFC
Citation: MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-59.
Abstract in Portuguese: Esta discussão traz em seu cerne a concepção teórica de educação proposta por Giroux. Influenciado por alguns teóricos da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer L973), Marcuse (1969), assim como por Gramsci (1981) e pelo pensamento emancipador de Paulo Freire (1967), Giroux (1986, 1987) fundamenta a teoria crítica educacional com vistas à renovação pedagógica e como meio para um redimensionamento educacional necessário na sociedade pós-moderna. Por considerar que os processos educacionais são profundamente atravessados pelos fenômenos sociais, históricos e políticos e que estes constituem o processo de formação do Indivíduo, ou seja, em sua dimensão psicológica, voltamos o olhar para a teoria e o discurso crítico instaurado particularmente em Giroux (1986), propondo como objetivo para este debate compreender o pensamento crítico educacional em sua dimensão teórico-prática, através da concepção desse autor. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978 85 7282 585 6
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_capliv_amlmmoitaphchdanda.pdf4,83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.